Brasil decreta luto oficial de três dias pela morte das atrizes Laura Cardoso e Glória Menezes

Compartilhe essa notícia:

Ícones da dramaturgia nacional faleceram em menos de 24 horas. Laura Cardoso tinha 98 anos; Glória Menezes, 91. Governo publicou decretos em edição extra do Diário Oficial.

O Brasil cumpre luto oficial de três dias pelas mortes das atrizes históricas e ícones da dramaturgia Laura Cardoso e Glória Menezes. Ambas faleceram em intervalo de menos de 24 horas. Os decretos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União na noite dessa terça-feira (18). Laura Cardoso morreu aos 98 anos em São Paulo; Glória Menezes faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 91 anos. As duas artistas marcaram gerações com seus trabalhos no teatro, cinema e televisão.

  • O que é: Luto oficial de três dias decretado pelo governo federal pela morte das atrizes Laura Cardoso e Glória Menezes.
  • Números principais: 2 atrizes; Laura Cardoso 98 anos; Glória Menezes 91 anos; menos de 24 horas entre os falecimentos; decretos publicados em 18/08/2026.
  • Onde: Em todo o Brasil, incluindo Chapecó e Oeste Catarinense, onde as atrizes são admiradas pelo público.
  • Quem afeta: Fãs, artistas, profissionais da dramaturgia e a sociedade brasileira.

Quem foram Laura Cardoso e Glória Menezes?

Laura Cardoso, com nome de batismo Laurinda de Jesus Balleroni, faria 99 anos em setembro. Ela iniciou a carreira no rádio e estreou na televisão em 1952, na TV Tupi. Ao longo de mais de oito décadas, participou de mais de 100 produções, incluindo novelas como “Mulheres de Areia”, “A Viagem”, “Rainha da Sucata”, “Fera Radical” e “Caminho das Índias”. Seu último trabalho foi em “A Dona do Pedaço”, em 2019.

Glória Menezes, cujo nome oficial era Nilcedes Soares de Magalhães, iniciou sua carreira no teleteatro da TV Tupi e se tornou uma referência da teledramaturgia nacional. Ela marcou diferentes gerações ao longo de mais de seis décadas de carreira, com personagens de destaque na televisão e trabalhos no teatro e no cinema. A causa da morte não foi divulgada pela família.

LEIA TAMBÉM  Governo brasileiro repudia revogação de visto da embaixadora nos EUA e acusa escalada de medidas hostis

Por que o Brasil decretou luto oficial pelas atrizes?

Em nota de pesar, o Ministério da Cultura referiu-se a Laura Cardoso como um dos principais nomes da dramaturgia brasileira. “A artista construiu uma carreira de mais de oito décadas e fez parte da história do rádio, do teatro, do cinema e da televisão no país.” Numa segunda nota, a pasta citou Glória Menezes como referência da teledramaturgia nacional. A perda simultânea das duas atrizes, em menos de 24 horas, motivou o governo federal a decretar luto oficial de três dias, reconhecendo a importância de ambas para a cultura brasileira.

Qual o legado das duas atrizes para a dramaturgia brasileira?

Laura Cardoso e Glória Menezes são consideradas pioneiras da televisão brasileira. Laura fez parte da primeira geração de atrizes da TV no Brasil, com uma carreira que atravessou a era das radionovelas até a televisão contemporânea. Glória Menezes também foi uma das grandes referências da teledramaturgia, com atuações marcantes que atravessaram gerações. Ambas deixam um legado de excelência artística e dedicação à arte de interpretar, sendo lembradas como ícones que ajudaram a construir a história da dramaturgia nacional.

A morte de Laura Cardoso representa a perda de uma das últimas grandes referências da primeira geração da televisão brasileira. Já a partida de Glória Menezes encerra a trajetória de mais uma artista que marcou época na teledramaturgia. O luto oficial de três dias reflete o reconhecimento do país à importância dessas duas mulheres para a cultura e a arte brasileira.

Com informações do Ministério da Cultura, do Diário Oficial da União e das assessorias das artistas.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecó terá semana de instabilidade, calor de 30°C e queda brusca para 9°C

Previsão aponta tempestades no sábado (15), calor na terça (18) e frente fria na...

Prazo para registro de candidaturas nas Eleições Gerais de 2026 termina neste sábado (15)

Partidos têm até às 19h para registrar candidatos a presidente, governador, senador, deputados federal...

Sicredi é eleito uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo segundo ano consecutivo

Instituição financeira cooperativa alcançou 92% de engajamento e está entre as 15 melhores da...

Homem é preso com cinco quilos de maconha no bairro Engenho Braun, em Chapecó

Linha fina: Suspeito de 20 anos foi abordado pela PM após atitude suspeita durante...