quinta-feira, 21 maio, 2026

Projeto Mata Ciliar avança para 42 novas famílias e protege 16 hectares no Oeste de SC

Compartilhe essa notícia:

Resumo: Com a entrega de materiais a 42 novas famílias, o Projeto Mata Ciliar avança em sete municípios do Oeste de Santa Catarina. A ação permitirá a proteção de 32 cursos d’água e 10 nascentes, conservando cerca de 16 hectares – o equivalente a 23 campos oficiais de futebol. O projeto é desenvolvido há 19 anos em parceria com a CASAN e o Consórcio Iberê.

O Projeto Mata Ciliar, que atua na proteção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente, avançou com a entrega de materiais a 42 novas famílias em sete municípios da Região Oeste. Agora, o trabalho conjunto com pequenos produtores rurais permitirá a proteção de 32 cursos d’água e 10 nascentes, com conservação de cerca de 16 hectares – o equivalente a 160 mil metros quadrados, aproximadamente 23 campos oficiais de futebol.

A iniciativa é desenvolvida há 19 anos em propriedades rurais dos municípios de Águas de Chapecó, Chapecó, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos. Com a continuidade, o projeto chegará a 386 hectares de Mata Ciliar protegidos e em regeneração.

Os materiais entregues às famílias – arames, catracas, tramas, bombas, mangueiras e caixas d’água – foram adquiridos com recursos de convênio entre a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e o Consórcio Iberê, parceiros na execução do projeto ao lado de outras instituições. Os lotes foram repassados inicialmente às Secretarias Municipais de Agricultura.

Como funciona a proteção de nascentes e cursos d’água

A partir do recebimento dos materiais, as famílias devem providenciar cercas que protejam nascentes e cursos d’água, respeitando o recuo mínimo determinado pelo Código Florestal Brasileiro. A distância varia de 5 a 30 metros para cursos d’água e 15 metros para nascentes, dependendo do tamanho da propriedade. Como a maioria das propriedades se dedica à bovinocultura leiteira, a construção das cercas permite isolar as áreas que devem ser protegidas, incluindo locais de passagem e bebedouro para os animais.

LEIA TAMBÉM  Polícia Civil deflagra Operação Gasparzinho para apurar fraudes na saúde pública de Chapecó

O cercamento garante que a vegetação de Mata Ciliar se regenere naturalmente e cumpra sua função de proteção das nascentes e pequenos rios que alimentam mananciais usados para abastecimento público na Região Oeste.

Orientação técnica e resultados sustentáveis

Todo o trabalho com os proprietários rurais é orientado por técnicos do Consórcio Iberê, que atuam na sensibilização das famílias, no diagnóstico da propriedade e nas necessidades de conservação. Com a entrega dos materiais, os profissionais também verificam o alinhamento das cercas e reforçam a importância da manutenção adequada dos cercamentos já executados, assegurando que os investimentos gerem resultados efetivos e duradouros para o meio ambiente e para a comunidade.

A iniciativa evidencia o compromisso do Consórcio Iberê, da CASAN, dos parceiros e dos municípios consorciados com a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e o cumprimento da legislação ambiental. Com as novas famílias integradas, o trabalho chega a 541 propriedades beneficiadas. A CASAN investe no projeto como parte de seu compromisso com a proteção e recuperação de nascentes e riachos que abastecem o Oeste catarinense, frequentemente afetado por estiagens. A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimento do qual tanto a CASAN quanto o Consórcio Iberê são signatários.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense encara Novorizontino na semifinal da Copa Sul-Sudeste hoje

Resumo: Novorizontino e Chapecoense iniciam nesta quarta-feira (20) a disputa por uma vaga na...

Produção de banana vira fonte de renda para família de Planalto Alegre

A produção de banana em Planalto Alegre, no Oeste de Santa Catarina, se tornou...

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em SC

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação TIROCINIUM, com o...

Prefeitura alerta: afixar cartazes em espaços públicos de Chapecó pode gerar multa

Resumo: Diante de ocorrências de cartazes colocados em estruturas públicas (como pontos de ônibus...