Mais da metade dos formandos de licenciatura EAD teve desempenho insuficiente no Enade 2025

Compartilhe essa notícia:

Dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam que 53,1% dos concluintes de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância (EAD) tiveram desempenho insuficiente no Enade das Licenciaturas 2025. O levantamento reforça a diferença de rendimento entre estudantes do ensino remoto e presencial na formação de professores no Brasil.

Segundo o MEC, entre todos os formandos avaliados no ano passado, 60% estudavam em cursos EAD, enquanto 40% estavam matriculados em cursos presenciais.

Os resultados mostram que os estudantes da modalidade presencial tiveram desempenho significativamente superior. Conforme os dados oficiais, 73,9% dos concluintes presenciais foram considerados proficientes, atingindo o nível adequado de conhecimento e habilidades exigidos na avaliação.

Durante coletiva em Brasília, o ministro da Educação, Leonardo Barchini afirmou que os cursos de licenciatura totalmente a distância serão extintos até maio de 2027. Segundo ele, os cursos atualmente existentes deverão migrar para modelos semipresenciais ou presenciais.

“Aqueles alunos que estavam matriculados nesses cursos não poderão migrar para outros cursos. Mas todos esses cursos estão migrando para uma situação de semipresencialidade ou presencialidade”, declarou o ministro.

Conceito Enade

O Conceito Enade é um indicador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que mede a qualidade dos cursos superiores com base no desempenho dos estudantes concluintes. A nota varia de 1 a 5, sendo 5 o nível máximo de excelência.

Ao todo, foram avaliados:

  • 1.127 cursos EAD;
  • 3.420 cursos presenciais;
  • 401 cursos ficaram sem conceito por terem menos de dois alunos participantes.

Dos 4.547 cursos efetivamente avaliados, 56,8% alcançaram desempenho considerado satisfatório, com conceitos 3, 4 ou 5. Já 35% dos cursos receberam conceitos 1 ou 2, considerados os níveis mais baixos do indicador.

LEIA TAMBÉM  Comissão da Alesc aprova projetos que proíbem sirenes nas escolas e criam Biblioteca Digital Catarinense

Quando analisados apenas os cursos EAD, o cenário é ainda mais preocupante: 60,5% das licenciaturas a distância tiveram desempenho classificado nas faixas 1 e 2 do Enade.

Os dados reforçam o debate sobre a qualidade da formação docente no país e aceleram as mudanças regulatórias previstas pelo MEC para os próximos anos.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Civil localiza corpo de adolescente sequestrada em Maravilha; dois são presos por ocultação de cadáver

Jovem de 17 anos foi retirada de casa por dois homens armados no sábado...

Avenida Leopoldo Sander terá isolamento total e parcial neste domingo (12) para obras de energia em Chapecó

Interdição ocorre das 6h às 18h30 para lançamento de cabos no superposte. Desvios serão...

EUA realizam audiências sobre práticas comerciais do Brasil e avaliam possível sobretaxa de 25% sobre exportações

Investigações analisam temas como Pix, etanol, propriedade intelectual, desmatamento e combate ao trabalho forçado O...

Delcy Rodríguez agradece ajuda do Brasil à Venezuela após terremotos que deixaram mais de 4 mil mortos

Presidente brasileiro reiterou disposição em continuar contribuindo com a reconstrução do país. Brasil enviou...