Chapecó está entre os dez municípios do país em geração de empregos na indústria no primeiro trimestre de 2026

Compartilhe essa notícia:

Resumo: Chapecó alcançou o nono lugar no ranking nacional de geração de empregos na indústria no primeiro trimestre de 2026, segundo o CAGED. Foram 1.180 novos postos de trabalho no setor, com destaque para indústria de alimentos e de máquinas. Somando todos os setores, o saldo foi de 2.222 novas carteiras assinadas. O prefeito Valmor Scolari atribuiu o resultado à desburocratização e aos investimentos em infraestrutura.

Chapecó está entre os dez municípios do país com melhor saldo na geração de vagas de emprego no primeiro trimestre de 2026, segundo dados divulgados recentemente pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Entre janeiro e março de 2026, foram 5.382 admitidos e 4.202 demitidos, o que resulta em um saldo de 1.180 novos postos de trabalho. Esse é o nono melhor desempenho do país no período, conforme informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio Paixão Rodrigues.

“Chapecó segue forte no setor industrial, principalmente na indústria de transformação no setor de alimentos, atendendo o mercado nacional e internacional, gerando constantemente vagas de emprego. Também se destacou no período a indústria de máquinas e equipamentos”, informou o secretário.

Construção civil e serviços também puxaram a geração de vagas

A Capital do Oeste também teve bons números na Construção Civil, com saldo positivo de 420 vagas, e no setor de Serviços, com 633 novos postos. Somando todos os setores, o saldo positivo foi de 2.222 novas carteiras de trabalho no trimestre, o que coloca o município na 53ª posição entre mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

O prefeito Valmor Scolari comemorou o bom desempenho da economia local. “Essa é a importância do trabalho de desburocratização que implementamos na Administração Municipal, facilitando a vida do empreendedor e a abertura de empresas. Também é reflexo dos investimentos em infraestrutura, que permitem novos investimentos. Além do novo Distrito Industrial, onde novas empresas estão se instalando, gerando mais empregos”, disse Scolari.

LEIA TAMBÉM  Ação conjunta encaminha 11 pessoas em situação de rua para acolhimento e tratamento em Chapecó

Indústria de alimentos e máquinas puxam os resultados

A indústria de transformação, especialmente a de alimentos, segue como principal motor da geração de empregos na indústria em Chapecó. O setor de máquinas e equipamentos também teve participação relevante no período. Os dados do CAGED reforçam a posição de Chapecó como um dos polos industriais mais dinâmicos do Sul do Brasil.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecó inicia disputa do JASC em São Carlos com equipes de futsal e bocha

Atual campeã geral, cidade busca classificação para etapa regional em Concórdia. Futsal estreia nesta...

Incêndio em hotel no Centro de Chapecó mobiliza bombeiros e deixa feridos

Fogo atingiu apartamento no segundo andar; nove pessoas precisaram ser resgatadas e quatro foram...

Colisão entre motocicletas deixa três feridos no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó

Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas deixou três pessoas feridas na tarde de...

Técnico da Suíça rebate polêmicas sobre arbitragem e afirma que Argentina joga com intensidade

Murat Yakın minimizou controvérsias envolvendo a Seleção Argentina na Copa e destacou a necessidade...