Justiça absolve Prefeitura de Chapecó em ação de R$ 49,5 milhões da Tiquin

Compartilhe essa notícia:

A Prefeitura de Chapecó obteve uma importante vitória na Justiça. O Município foi absolvado em uma ação que pedia uma indenização de R$ 49,5 milhões movida pela empresa de transporte Tiquin Ltda., referente ao contrato de concessão do transporte coletivo.

A sentença, proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Chapecó, julgou improcedente o pedido. O principal argumento aceito foi a prescrição do direito de ação, ou seja, a empresa teria perdido o prazo legal para buscar a reparação.

Decisão baseada na prescrição quinquenal do direito

A Procuradoria-Geral do Município sustentou, e a Justiça acolheu, que as demandas por reequilíbrio econômico em contratos de trato sucessivo (como uma concessão) prescrevem em cinco anos para cada período alegado.

Como a Tiquin encerrou suas atividades em dezembro de 2018 e teve ciência mês a mês dos supostos prejuízos, o prazo para cobrança das parcelas já teria expirado antes do ajuizamento da ação.

Empresa alegava desequilíbrio no contrato de transporte

A empresa Transporte e Turismo Tiquin Ltda. havia ingressado na Justiça alegando um suposto desequilíbrio econômico-financeiro no contrato de concessão do transporte coletivo municipal, pleiteando a indenização milionária.

A sentença, no entanto, barrou a pretensão ao reconhecer que a alegação não foi apresentada dentro do período legal estabelecido para esse tipo de reclamação.

Vitória assegura segurança jurídica e protege os cofres públicos

A decisão judicial foi comemorada pela administração municipal. Em nota, a Prefeitura de Chapecó destacou que o resultado reforça a segurança jurídica e a correta aplicação da legislação.

“A sentença ressalta a importância da segurança jurídica e da correta aplicação da legislação, protegendo os cofres públicos de demandas que já não possuem amparo dentro dos prazos estabelecidos”, afirmou a Procuradoria-Geral do Município.

LEIA TAMBÉM  PM prende homem por porte ilegal de arma e ameaça em contexto de violência doméstica em Chapecó

Compromisso com a gestão responsável, diz Prefeitura

A administração municipal reafirmou seu compromisso com a gestão responsável. “A Prefeitura de Chapecó reafirma seu compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos e a defesa intransigente do interesse da população”, declarou.

A vitória na 2ª Vara da Fazenda Pública evita um impacto financeiro de dezenas de milhões de reais nos cofres municipais, recursos que seriam desviados de serviços essenciais à população.

O caso serve como um precedente importante para a administração pública local na defesa contra ações judiciais que contestam contratos antigos fora do prazo legal.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecó recebe obra em bronze com 71 estrelas em homenagem às vítimas do acidente da Chapecoense

Escultura criada pelo artista Roberto Claussen resulta de acordo com o MPSC e ficará...

TJSC mantém pena de 71 anos para pai condenado pela morte da filha de um ano

Crime ocorreu em maio de 2025 no Oeste de SC; condenação inclui sequestro qualificado,...

Cão cego e surdo é resgatado de tubulação após duas horas em Chapecó

Poodle estava em tubulação de aproximadamente 75 metros; bombeiros utilizaram 22 mil litros de...

Deepfakes representam 60% dos conteúdos com IA identificados nas eleições

Projeto VigIA confirmou 920 publicações produzidas ou alteradas com inteligência artificial entre 16 de...