A Arquidiocese de Chapecó divulgou nota nesta sexta-feira, 09, sobre a situação do religioso Igor Damo. Ele foi padre em Chapecó e ganhou popularidade intensa na época do acidente da Chapecoense, em 2016, mas há vários anos na atua na Igreja Católica e faz parte de outra igreja. A publicação feita nas redes sociais da arquidiocese está assinada pelo arcebispo Dom Odelir José Magri que cita decisão do Papa Leão XIV.
Dom Odelir José Magri, MCCJ, comunicou nesta sexta-feira (09), por meio de uma nota oficial, a situação canônica do Sr. Igor Damo. Conforme este documento, ele recebeu a dispensa das obrigações decorrentes da Sagrada Ordenação, incluindo o celibato, com a consequente perda do estado clerical (cân. 290, 3°), por meio de um rescrito do Papa Leão XIV, datado de 15 de setembro de 2025.
Com isso, ele não é mais clérigo e está excluído do exercício do ministério sagrado. Vale ressaltar que desde 27 de maio de 2024, o Sr. Igor Damo formalizou sua adesão a uma comunidade eclesial sem comunhão com a Sé Apostólica, incorrendo na pena de excomunhão latae sententiae (cân. 1364 §1), devido à atitude cismática.
A nota também alerta os fiéis sobre a validade dos sacramentos. Em virtude do cân. 844, os sacramentos recebidos do Sr. Igor Damo após seu pedido de afastamento do ministério, em 11 de junho de 2021, ou de ministros daquela comunidade não são reconhecidos pela Igreja.

O arcebispo também alerta que os sacramentos recebidos de Igor Damo após seu pedido de afastamento do ministério, em 11 de junho de 2021, ou de ministros dessa comunidade não são válidos para a Igreja Católica Apostólica Romana (cân. 844). Os fiéis que se encontram nesta situação devem procurar o pároco ou a Cúria Metropolitana para regularizar sua situação canônica.
Dom Odelir finaliza a nota destacando que a Igreja está aberta à reconciliação, podendo ele, enquanto arcebispo, conceder a remissão da pena de excomunhão mediante sincero arrependimento e profissão de fé.
Versão
A reportagem da Folha Desbravador fez contato com Damo, mas não obteve resposta. No entanto, segue à disposição para manifestação do mesmo.
A igreja Servos de Maria, à qual Damo faz parte, publicou posicionamento em suas redes sociais: Veja a íntegra:





