sábado, 20 dezembro, 2025

Verão começa com calor intenso e risco de temporais em Santa Catarina

Compartilhe essa notícia:

O início do verão em Santa Catarina será marcado por calor e instabilidade. Neste fim de semana, as temperaturas devem oscilar entre 32°C e 35°C em boa parte do estado, com sensação térmica ainda maior devido à alta umidade. A partir de domingo (21), uma frente fria semi-estacionária trará o retorno dos temporais típicos da estação.

O período mais crítico para tempestades será na segunda (22) e terça-feira (23). O Oeste, o Litoral Sul e as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul estão sob maior risco de eventos intensos, com raios, chuva forte e possibilidade de alagamentos.

Previsão para o Natal: tempo instável em várias regiões

O padrão de verão segue influenciando o tempo na semana do Natal. Na véspera (24), o calor permanece intenso no Litoral e Norte do estado, com termômetros ultrapassando os 35°C em algumas áreas. No próprio dia de Natal (25), essas regiões ainda sentirão o calor, mas poderão ter temporais isolados entre a tarde e a noite.

Já no Grande Oeste, Alto Vale e Sul catarinense, a atuação da frente fria manterá o tempo instável. Com maior nebulosidade, as temperaturas nessas áreas ficarão mais amenas, não passando dos 25°C, tanto na véspera quanto no feriado.

Riscos associados aos temporais de verão

Os sistemas de verão podem gerar chuvas muito intensas em curto período. Por isso, a Defesa Civil alerta para os perigos potenciais:

  • Alagamentos e enxurradas: Evite atravessar ruas ou estradas alagadas. A força da água pode arrastar até veículos grandes.
  • Queda de raios: Busque abrigo em local seguro durante as tempestades.
  • Ventos fortes: Podem causar destelhamentos e queda de árvores ou galhos.

É importante ficar atento para mudanças rápidas nas condições do tempo entre a tarde e a noite e jamais atravessar áreas alagadas.

A população deve acompanhar os boletins oficiais. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil emite alertas meteorológicos conforme a evolução dos sistemas.

LEIA TAMBÉM  Previsão do tempo: semana será de calor intenso e sol em Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Diretor da PF diz que instituição não olha para “estatura política” em investigações

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a instituição não leva em...

Economia fecha 2025 com resiliência e projeção estável para 2026

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) divulgou sua análise sobre o...

Superintendência da Efapi divulga cronograma de atividades

A Superintendência da Efapi, informa o cronograma de atividades previstas para a semana do...

Jovem morre após colidir motocicleta contra árvore no centro de Chapecó

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista na madrugada desta...