sexta-feira, 23 janeiro, 2026

Estudantes avançam para a nova etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia

Compartilhe essa notícia:

Em 2025, a Rede Municipal de Ensino de Chapecó conquistou destaque nacional na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), promovida pela Universidade Federal de Alfenas (MG). A competição reuniu cerca de 100 mil estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, mas apenas 197 avançaram para a fase final em nível nacional.

Entre esses finalistas estava a equipe Geogêniosos, formada pelos estudantes Isabelli Modler Ramos, Izabelli Trentin Pasa e Vitor Gabriel Ceccato Barossi, sob orientação do professor de Geografia Soleandro Zambon, da EBM Vila Real. O grupo alcançou a maior pontuação entre todas as escolas públicas de Santa Catarina, garantindo vaga na etapa presencial da OBG, realizada em Campinas (SP). Lá, representaram Chapecó e toda a rede pública catarinense.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, explicou o funcionamento da etapa presencial. “Nesta fase, todos os níveis de ensino competem de forma igualitária. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino eram os únicos do Ensino Fundamental classificados. Foram dois dias intensos, com provas discursivas, avaliações práticas de análise ambiental e urbana, mapeamento, além de prova audiovisual e questões de múltipla escolha”, detalhou.

Durante a estadia em Campinas, os participantes também realizaram uma visita técnica ao Instituto de Geociências da Unicamp, onde assistiram a uma palestra e participaram de atividades práticas. Para Astrit, o desempenho dos estudantes reafirma a qualidade do ensino oferecido pelo município. “Eles representaram Santa Catarina e Chapecó de maneira extraordinária, competindo com escolas militares, públicas e particulares. Foi gratificante ver o empenho e a dedicação de cada um no estudo da Geografia”, ressaltou.

De volta a Chapecó, os alunos foram recebidos pelo prefeito João Rodrigues, que parabenizou a equipe pela conquista e destacou os investimentos realizados pela Administração Municipal. “A prefeitura tem feito importantes aportes na área da educação, com a aquisição de chromebooks, melhorias na infraestrutura e compra de materiais de qualidade. Este resultado é fruto do trabalho conjunto de professores e estudantes, aliado aos investimentos públicos”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  Governo federal devolve R$ 977 milhões cortados do orçamento da educação

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Protestos na Trump Tower pedem impeachment de Donald Trump

Centenas de manifestantes enfrentaram o frio intenso de Nova York para protestar em frente...

Chapecó será sede do Parajasc 2026

Município berço do Parajasc receberá pela quarta vez os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa...

Will Bank é liquidado: cartões bloqueados e dinheiro retido; saiba o que fazer

A liquidação extrajudicial do Will Bank, decretada pelo Banco Central, está causando transtornos imediatos...

Oscar 2026: indicados são anunciados hoje; Brasil disputa com ‘O Agente Secreto’

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta quinta-feira (22) os indicados à...