PF cumpre mandado de busca em Chapecó por crime contra criança e adolescentes na internet

Compartilhe essa notícia:

Tabela de Conteúdos [hide]

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25/11), a Operação Conatus, voltada ao combate de crimes praticados em ambiente virtual contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorre em cinco cidades catarinenses, onde são cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

As ordens judiciais foram direcionadas aos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, Joinville, Lages e Chapecó. As investigações apuram práticas como armazenamento, compartilhamento e divulgação de imagens contendo abuso sexual infantil, além de condutas como sextortion — chantagem realizada a partir de imagens íntimas — e grooming, quando criminosos estabelecem contato com menores para ganhar confiança e induzi-los ao envio de conteúdo íntimo ou até encontros presenciais.

Segundo a PF, o objetivo da operação é interromper ciclos de exploração e identificar responsáveis pela disseminação desse tipo de material. A corporação reforça que a atuação rápida é essencial para evitar que novos conteúdos sejam produzidos e compartilhados.

Alerta aos responsáveis

A Polícia Federal orienta pais e responsáveis a acompanhar de perto o uso da internet por crianças e adolescentes. A recomendação é que haja diálogo constante sobre riscos, comportamento seguro e como proceder diante de contatos suspeitos em ambientes virtuais. Para a instituição, informação e prevenção seguem como as principais ferramentas para proteger crianças e adolescentes de crimes online.

Mandados cumpridos

  • Mandados de busca e apreensão: 6 (Governador Celso Ramos/SC, Biguaçu/SC, Joinville/SC, Lages/SC e Chapecó/SC)
  • Mandado de prisão preventiva: 1 (Biguaçu/SC)
LEIA TAMBÉM  Operação apreende produtos eletrônicos falsificados em Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Ambiental deflagra operação contra caça ilegal no Oeste catarinense e apreende armas e munições

Ação coordenada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediado em Chapecó, mobiliza 95...

GAECO e Polícia Civil deflagram Operação Pão e Circo contra cartel de eventos em Santa Catarina

Investigação apura fraudes em licitações, manipulação de preços, pagamento de propina e lavagem de...

Orquestra Sinfônica de Chapecó celebra 17 anos com concerto gratuito e ação solidária no dia 15 de julho

Apresentação "Orquestra Sinfônica Conta a Tua História" acontece no Teatro Plínio Arlindo de Nes,...

Chapecó disputa Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica em Joinville com três atletas e duas equipes

Competição acontece de 2 a 5 de julho na AABB de Joinville. Beatriz Fumagalli,...