sábado, 15 novembro, 2025

Caminhada das Religiões de Matriz Africana ocupa ruas de Chapecó contra intolerância hoje

Compartilhe essa notícia:

Chapecó testemunhará um ato histórico de resistência e fé neste sábado (15), com a Caminhada das Religiões de Matriz Africana. O evento, que sai às 15h da Praça Coronel Bertaso, busca promover dignidade, respeito e o direito de existir sem medo para as tradições afro-brasileiras.

Movimento pela união e contra a intolerância religiosa

Para Pai Guilherme Ty Iroko, um dos organizadores, a caminhada representa um gesto poderoso de coletividade. “É um movimento contra a intolerância religiosa, pela união entre as famílias de axé. Queremos levar as religiões de matrizes africanas e brasileiras para a rua”, afirmou.

Ele reforça que o evento vai além da caminhada em si: “É sobre mostrar a força de tradições que sobrevivem há séculos, apesar da perseguição e dos estigmas. Mostrar que a fé afro-brasileira pulsa, ensina, acolhe e cura.”

Direito de existir e ser visível na sociedade

Bàbá Dyonathan t’ Oyá, do Ilé Aféfé t’Oyá, destaca que a caminhada simboliza o direito fundamental de existir. “Representa o direito de existir, onde cada terreiro leva consigo sua matriz ancestral, promovendo um diálogo intercultural”, explicou.

Ele enfatiza a importância de reconhecer a diversidade religiosa em Chapecó: “A cidade abriga diferentes comunidades e religiosidades, e todas elas possuem o direito de existir e serem respeitadas.”

Conhecimento como arma contra o preconceito

Ambas as lideranças concordam que o combate à intolerância passa pela educação. Pai Guilherme afirma: “Quanto mais conhecimento transmitirmos às pessoas, mais forte será o combate ao preconceito dentro de nossa cidade.”

Bàbá Dyonathan complementa, lembrando que por muitos anos as comunidades de terreiro se protegeram através do silêncio: “Esse silêncio, se por um lado protegeu, por outro reverberou os ecos da intolerância.”

Manifesto por uma cidade mais justa e humana

A caminhada se configura como um tríplice ato simbólico: denúncia contra o ódio, abraço entre comunidades que resistem há séculos e manifesto por uma Chapecó mais justa e empática.

LEIA TAMBÉM  Sitran realiza segunda edição de evento sobre Reforma Tributária em Palmitos

O evento é organizado pelo Conselho Afro Religioso da cidade e convida toda a população, independentemente de crença, para participar. A mensagem central é clara: diversidade não ameaça, enriquece, e nenhuma fé deve ser tratada com medo ou violência.

A concentração começa às 15h na Praça Coronel Bertaso, de onde os participantes seguirão em caminhada pelas principais avenidas da cidade, levando cores, cantos e a força das tradições ancestrais para o espaço público.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deputada cobra transparência em plano de proteção a defensores de direitos humanos

A líder da Minoria na Câmara, Caroline De Toni (PL-SC), apresentou requerimento de informação...

Moraes vota para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no processo do pai

O ministro Alexandre de Moraes votou na sexta-feira (14) pela abertura de ação penal...

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro para NIS final 1

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (14) o pagamento da parcela de novembro...

História da Transportes Gral: de pequeno comércio a frota de 400 veículos

A trajetória de superação da Transportes Gral foi destaque na Fetranslog 2025 que finalizou...