terça-feira, 3 março, 2026

Azeite fraudado, novo alerta do MAPA

Compartilhe essa notícia:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta aos consumidores sobre a comercialização e o consumo de azeites de oliva fraudados. Os produtos foram fiscalizados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. De acordo com o órgão, eles não atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela legislação.  

As amostras coletadas pelo departamento foram analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária que confirmaram a presença de outros tipos de óleos vegetais na composição, o que caracteriza fraude.  

Confira as marcas e lotes inspecionados que foram considerados impróprios: 

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulga lista de azeites impróprios para consumo – Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

O ministério orienta os consumidores a interromper imediatamente o uso dos produtos, caso tenham adquirido. Lembra, ainda, que é possível solicitar a substituição do produto, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. 

Aos comerciantes, o Mapa reforça que a comercialização desses produtos constitui infração grave.  

“Os estabelecimentos que mantêm os itens à venda podem ser responsabilizados”, disse o ministério, em nota.  

LEIA TAMBÉM  Simulador de aposentadoria do INSS é reativado após atualização tecnológica

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Jiu-jitsu vira ferramenta de transformação para adolescentes do CREAS Inovamente em Chapecó

A Secretaria da Família e Proteção Social, da Prefeitura de Chapecó, está oferecendo aulas...

Chapecó amplia estacionamento rotativo para 7 mil vagas com período educativo

A Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos...

Polícia prende dois homens por tráfico de crack em ponto de mototáxi no bairro São Cristóvão

Na manhã de sexta-feira (27), por volta das 11h45, a Polícia Militar de Santa...

Sicredi participa da ExpoFemi 2026 com espaços especiais e condições exclusivas para o agronegócio

A Sicredi Região da Produção está presente na ExpoFemi 2026, reafirmando seu compromisso com...