STF forma maioria contra liminar de Barroso que autorizava enfermeiros a realizar abortos legais

Compartilhe essa notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou nesta segunda-feira (20) placar parcial de 8 votos a 1 para derrubar a liminar concedida pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que autorizava enfermeiros e técnicos em enfermagem a realizarem abortos previstos em lei, como casos de estupro, risco à saúde da gestante e fetos anencéfalos.

Barroso havia proferido a decisão na sexta-feira (17), último dia de sua atuação na Corte, antes de se aposentar no sábado (18). Após a liminar, foi iniciada a votação no plenário virtual para decidir sobre o seu referendo.

Votos e posicionamentos

A maioria dos ministros seguiu o voto divergente do decano Gilmar Mendes, que argumentou que não havia urgência para justificar a concessão da liminar. “A questão submetida à apreciação possui inegável relevo jurídico. Nada obstante, com o devido respeito às posições em sentido contrário, não vislumbro, na espécie, preenchidos os requisitos autorizadores da concessão de provimento de índole cautelar”, afirmou Mendes.

O voto de Mendes foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Faltam os votos das ministras Cármen Lúcia e de Luiz Fux, e a votação deve ser concluída na sexta-feira (24).

Contexto da liminar

A liminar de Barroso havia sido concedida em duas ações apresentadas por entidades que apontaram precariedade na assistência de saúde a mulheres que buscam abortos legais em hospitais públicos. O ex-ministro defendia que enfermeiros e técnicos poderiam atuar na interrupção da gestação, desde que compatível com seu nível de formação, especialmente em casos de aborto medicamentoso na fase inicial da gravidez.

Antes de se aposentar, Barroso também havia votado a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

LEIA TAMBÉM  Brasil é o terceiro maior mercado do ChatGPT e IA já ajuda no planejamento financeiro

Próximos passos

O julgamento foi temporariamente suspenso após um pedido de destaque feito pelo ministro Gilmar Mendes, e ainda não há data definida para sua retomada.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecoense recebe o Flamengo na Arena Condá em duelo de urgência contra ambição

Verdão tenta reação para sair da lanterna; Rubro-Negro mira a liderança. Ingressos esgotados garantem...

Chape empata com o Santos, na Vila Belmiro

A Chapecoense conseguiu um resultado importaante diante do Santos, hoje, na Vila Belmiro. A...

Governo anuncia R$ 18,5 bilhões em crédito para exportadores no dia do tarifaço dos EUA

Plano Brasil Soberano 3 inclui linhas de financiamento com juros subsidiados para setores afetados...

Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor com impacto concentrado em SP e SC

Medida atinge cerca de 20% das exportações do Brasil para os EUA, com valor...