domingo, 7 dezembro, 2025

STF realiza audiência pública sobre pejotização nas relações de trabalho

Compartilhe essa notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (6) uma audiência pública para discutir a pejotização nas relações de trabalho — prática em que empresas contratam prestadores de serviço como pessoa jurídica (PJ) para evitar o vínculo empregatício.

A sessão tem início às 8h, conduzida pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações que tratam do tema. O encontro reúne especialistas em direito trabalhista, representantes de sindicatos, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de entidades empresariais.

Julgamento está suspenso

Em abril deste ano, Gilmar Mendes suspendeu todas as ações em andamento no país que tratam da pejotização e convocou a audiência pública para ouvir o setor antes da decisão da Corte. Os processos só voltarão a tramitar após o julgamento do STF, cuja data ainda não foi definida.

Ao convocar o debate, o ministro afirmou que as discussões servirão para estabelecer balizas jurídicas sobre a contratação de autônomos e pessoas jurídicas, tema que divide especialistas e gera insegurança jurídica no mercado de trabalho.

Entidades defendem competência da Justiça do Trabalho

Após a decisão de suspender os processos, associações de magistrados trabalhistas e a OAB-SP defenderam que a Justiça do Trabalho é a instância competente para julgar ações envolvendo pejotização, argumentando que muitas dessas contratações escondem relações de subordinação típicas de emprego.

Crescimento da pejotização

A pejotização ganhou força após a reforma trabalhista de 2017, que permitiu a terceirização de atividades-fim nas empresas. Desde então, o número de trabalhadores contratados como pessoa jurídica aumentou significativamente.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2020 e março de 2025 foram ajuizadas 1,2 milhão de reclamações trabalhistas relacionadas à terceirização e possíveis vínculos disfarçados.

LEIA TAMBÉM  IPVA para cadeira de rodas e bicicletas elétricas? Veja o que pode mudar a partir de 2026

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PM prende homem por estupro e cárcere privado contra companheira em Chapecó

A Polícia Militar prendeu um homem de 26 anos por uma série de crimes...

Segundo período para matrícula de alunos novos inicia nesta sexta 05

Inicia amanhã, 5 de dezembro, e segue até o dia 6 de dezembro o...

STF marca julgamento do caso Marielle Franco para fevereiro de 2025

O julgamento do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes finalmente tem data marcada...

Guarda Municipal apreende drogas fracionadas e prende dois em flagrante

Uma ação de rotina da Guarda Municipal resultou na apreensão de drogas e na...