quinta-feira, 4 dezembro, 2025

Efapi do Brasil terá foco na sustentabilidade

Compartilhe essa notícia:

A Sustentabilidade será um dos pilares da Efapi do Brasil, que ocorre de 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó.

“Nós teremos ações que contemplam os aspectos econômico, ambiental e social. Teremos várias ações durante a feira, entre elas uma Central de Resíduos, próximo dos pavilhões agropecuários. O material reciclável será triados pelas associações de catadores, prensado e destinado para a indústria. Os resíduos dos animais serão direcionados para local adequado e beneficiarão a agricultura familiar. Os resíduos orgânicos serão recolhidos em dois contêineres de 44 metros cúbicos cada, para facilitar a logística e destinação para aterro”, disse a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler.

Ela destacou que a meta é reciclar um volume maior do que na feira passada, em 2023, quando foram recicladas 12 toneladas.

Uma das novidades é o “Termômetro da Reciclagem”, que é um totem com 3m de altura, que será utilizado em ações de educação ambiental, com gincana de recolhimento de materiais recicláveis em determinados horários, levando os resíduos até o local.

Haverá seis veículos de coleta circulando pelo parque. Os horários para coleta de grandes volumes serão às 8h, 14h e 20h. Dois desses veículos serão elétricos. Haverá também estações de carregamento de dispositivos com energia solar, incentivando o uso de energia limpa e sustentável.

No parque serão distribuídas 180 lixeiras monobloco (orgânico e reciclável), mais 30 contêineres de mil litros e oito de cinco metros cúbicos, além de 300 lixeiras de papelão nos pavilhões. Mais de cem pessoas estarão atuando na limpeza.

Junto à Central de Resíduos haverá uma compactadora de resíduos orgânico, para redução do volume do material recolhido.

Durante a feira também serão demonstradas ações do programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável, com os projetos do Saco Laranja, que incentiva a separação correta dos resíduos, o Harmoniza Chapecó, que troca resíduos orgânicos por flores, e o Recicla Chapecó.

Divulgação/PMC

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Expectativa de vida do brasileiro atinge recorde histórico de 76,6 anos

A expectativa de vida ao nascer no Brasil alcançou 76,6 anos em 2024, o...

Indústria de SC tem pior resultado em empregos desde 2020 com perda de 2,9 mil vagas

Santa Catarina registrou o fechamento de 2,9 mil vagas na indústria em outubro, o...

Guarda Municipal prende homem por disparos de arma em via pública no interior de Chapecó

Um homem foi detido pela Guarda Municipal de Chapecó após denúncia de disparos de...

Dois homens são presos com armas após relato de atentado a tiros

Um caso de disparos de arma de fogo agitou o bairro Santos Dumont, em...