terça-feira, 30 setembro, 2025

Edson Fachin toma posse como presidente do STF para mandato de dois anos

Compartilhe essa notícia:

Edson Fachin assume nesta segunda-feira (26), às 16h, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro ficará no cargo pelos próximos dois anos. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes.

Fachin sucede Luís Roberto Barroso, que encerra seu mandato à frente da Corte. A eleição simbólica ocorreu no mês passado, seguindo o critério de antiguidade previsto no regimento interno do STF.

Posse no Supremo

Foram convidados para a cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Outras autoridades também devem participar.

O ministro dispensou a tradicional festa de posse, custeada por associações de magistrados e oferecida aos novos presidentes da Corte.

Pautas prioritárias

De perfil discreto, Fachin deve evitar embates políticos e declarações polêmicas. Segundo pessoas próximas, sua gestão será marcada pela condução de julgamentos com impacto social relevante.

Na próxima quarta-feira (1º), o STF inicia, sob sua presidência, o julgamento sobre o vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos, tema conhecido como “uberização”.

Perfil do novo presidente do STF

Natural de Rondinha (RS), Fachin fez carreira jurídica no Paraná. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff, tomando posse em junho de 2015.

No Supremo, atuou como relator de investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal das demarcações de terras indígenas e da ADPF das Favelas, que estabeleceu medidas para reduzir a letalidade policial em operações no Rio de Janeiro.

Vice-presidência com Alexandre de Moraes

O vice-presidente, Alexandre de Moraes, integra o STF desde março de 2017, indicado pelo então presidente Michel Temer, após a morte do ministro Teori Zavascki.

LEIA TAMBÉM  Lula sanciona projeto do ECA Digital

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Moraes ocupou cargos de destaque em São Paulo, como secretário de Segurança Pública e de Transportes. Também foi ministro da Justiça no governo Temer. No STF, é relator das ações penais da trama golpista.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Haddad anuncia criação de delegacia para combater crimes financeiros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação de uma delegacia especializada no...

PGR se manifesta contra vínculo trabalhista entre motoristas de aplicativos e plataformas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF)...

Piracanjuba investe R$ 54,4 milhões em modernização da unidade de Maravilha (SC)

A Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba, anunciou um investimento de R$ 54,4...

Prefeitura de Chapecó/ACV enfrenta líder Napoli pelo Estadual de Voleibol

A equipe da Prefeitura de Chapecó/ACV volta à quadra neste sábado (27) para encarar...