sexta-feira, 14 novembro, 2025

Barroso diz que STF pode reagir a sanções dos EUA contra ministros

Compartilhe essa notícia:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (26) que a Corte não descarta reagir às sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a integrantes do tribunal.

Sanções contra ministros

Segundo Barroso, a definição sobre uma eventual resposta ocorrerá apenas após o fim do julgamento da trama golpista ligada ao governo de Jair Bolsonaro. O chamado Núcleo 1, formado pelo ex-presidente e sete aliados, já foi condenado. Os núcleos 2, 3 e 4 devem ser julgados até o final de 2025.

Até o momento, pelo menos seis ministros do STF foram alvo das medidas determinadas pelo presidente norte-americano Donald Trump. Entre as sanções estão a suspensão de vistos de viagem e a aplicação da Lei Magnitsky.

Quem foi atingido

Além de Barroso, foram incluídos na lista os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, relator dos processos da trama golpista. A esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, também foi alvo.

Já os ministros Nunes Marques, André Mendonça — ambos indicados por Bolsonaro — e Luiz Fux não sofreram sanções.

Polarização e pacificação

Barroso voltou a defender a pacificação do país diante da polarização política. “Quem teme ser preso [pela trama golpista] está querendo briga, e não pacificação. A minha única frustração foi não ter conseguido fazer a pacificação”, disse.

Transição no STF

Na próxima segunda-feira (29), os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes assumirão os cargos de presidente e vice-presidente do STF, respectivamente. Barroso encerrará seu mandato de dois anos à frente da Corte.

LEIA TAMBÉM  STJ Autoriza Rondas Virtuais no Combate à Pornografia Infantil

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro para NIS final 1

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (14) o pagamento da parcela de novembro...

Chapecó conta com reforço nas provas da Ginástica Rítmica dos JASC

As disputas dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) começam nesta quarta-feira (12) em...

Chapecoense busca vitória decisiva na Arena Condá contra América-MG

O Verdão do Oeste volta a campo nesta segunda-feira (10) por uma vaga direta...

EUA removem tarifas de alimentos da Argentina e outros países

Os Estados Unidos anunciaram a remoção de tarifas sobre importações de alimentos da Argentina,...