Os 8.163 torcedores que estiveram na Arena na noite de ontem não viram o jogo esperado do Verdão. A atuação fraca deu espaço para o Avaí dominar praticamente o jogo inteiro e o placar de 1 a 0 para o Leão da Ilha foi a demonstração da força dos adversários diante de um time que não se encontrou nos próprios domínios.
A Chapecoense vinha de uma campanha empolgante na Série B e figurou entre o grupo de acesso à Série A de 2026 por várias rodadas.
Mas o que era um sonho agora virou pesadelo. O time estacionou nos 41 pontos e na noite de ontem acumulou a quarta derrota seguida. O cálculo matemático é que para se manter na Série B são necessários 45 pontos e pela frente ainda restam 10 partidas. Se mantido o ritmo dos últimos jogos, o time terá dificuldades para se manter. A esperança é que a reação venha contra o Amazonas.
O jogo de ontem foi válido pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado o time do Oeste caiu uma posição e agora está em sétimo. Já o Avaí, um dos maiores rivais do futebol catarinense, subiu uma posição e está em décimo.
A partida:
Chapecoense começou pressionando a equipe visitante e criou a primeira oportunidade aos quatro minutos, quando Giovanni Augusto arriscou de fora da área e obrigou o goleiro a praticar difícil defesa. Aos 19, Ítalo finalizou firme e novamente levou perigo, mas o arqueiro adversário ficou com a posse de bola. Mantendo a iniciativa e buscando espaços entre as linhas de marcação, aos 29 minutos Walter Clar serviu na medida para Carvalheira, que finalizou com perigo, rente à meta.
O Avaí respondeu às investidas da equipe alviverde na reta final da primeira etapa, mas esbarrou em Rafael Santos, que fez importante intervenção para evitar o gol. Sem alterações no placar, a primeira etapa encerrou-se em 0 a 0.
Na segunda etapa, após um início de pressão do adversário, a Chapecoense retomou o controle e quase abriu o marcador em grande jogada de Marcinho, que avançou em profundidade, superou a marcação e cruzou para Walter Clar finalizar de perna esquerda, fazendo a bola passar muito perto da meta. Aos oito minutos do tempo complementar, Giovanni Augusto limpou a marcação e encontrou Ítalo em profundidade; o camisa 77 lançou e Perotti subiu bem de cabeça, mas a defesa conseguiu afastar o perigo. Em contra-ataque aos 35 minutos, o atacante Cléber marcou para o Avaí. A Chapecoense buscou a retomada, mas sem novas alterações no marcador, o confronto encerrou-se em 1 a 0 para os visitantes.
Próxima partida:
Pela Série B do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense volta a campo na próxima segunda-feira (29), quando enfrenta o Amazonas pela 29ª rodada da competição. A partida acontece às 21h30, na Arena da Amazônia.
Veja a entrevista do técnico da Chapecoense, Gilmar Dall Pozzo.
Foto: Rafael Bressan | ACF