domingo, 28 setembro, 2025

ABEx é reconhecida como iniciativa transformadora no Ensino Superior brasileiro

Compartilhe essa notícia:

Chapecó – Na tarde desta quarta-feira (24), a Unochapecó conquistou o Primeiro Lugar no Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária 2025, promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC). O reconhecimento destacou a ABEx (Aprendizagem Baseada em Experiências) como uma das mais relevantes e transformadoras iniciativas acadêmicas do país.

Implementada na Unochapecó durante o primeiro semestre de 2021, a ABEx propõe uma abordagem inovadora centrada na entrega de soluções e na formação integral dos estudantes. Estruturada como unidade curricular obrigatória, articula ensino, pesquisa e extensão por meio de experiências reais e significativas, conectando estudantes, desde o primeiro semestre, com os campos profissionais e os desafios da sociedade.

No quinto ano de implementação, já foram ofertados cerca de 661 componentes curriculares, resultando em mais de 11 mil produtos acadêmicos e envolvendo mais de 1.500 instituições parceiras. Mais de 5 mil estudantes participaram diretamente da iniciativa, impactando aproximadamente 230 mil pessoas da sociedade. A proposta também firmou mais de 200 termos de compromissos com organizações comunitárias, ampliando a inserção profissional dos estudantes e fortalecendo o papel social da Universidade.

De acordo com o reitor da Universidade e proponente do projeto ao prêmio, professor Cláudio Jacoski, “a ABEx nasceu da convicção de que a Universidade precisa estar conectada com os desafios reais da sociedade. É uma metodologia que coloca o estudante como protagonista e fortalece a missão comunitária da Unochapecó”. 

Ao fortalecer a curricularização da extensão e o vínculo da Universidade com o território, a ABEx se consolida como uma iniciativa replicável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de melhorar indicadores institucionais como empregabilidade, evasão e satisfação estudantil, reafirma o papel da Instituição como agente de transformação social.

LEIA TAMBÉM  Estudo aponta que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumenta renda e formalização

“Receber este reconhecimento nacional é motivo de orgulho e também de responsabilidade. Significa que estamos no caminho certo e que devemos seguir ampliando e consolidando a ABEx como referência em inovação acadêmica”, sublinha o reitor.

Entrega Oficial

A entrega do prêmio ocorrerá durante o XXIV Congresso Internacional de Gestão Universitária  (CIGU), que será realizado em Florianópolis, SC, nos dias 24, 25 e 26 de novembro. 

Parabenizamos a gestão, técnicos administrativos, docentes e estudantes que contribuíram para a construção de uma iniciativa que transforma vidas, territórios e o futuro da gestão universitária: a nossa ABEx.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dia Nacional do Surdo: Rede Municipal de Ensino destaca ações de inclusão e valorização da Libras

O Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, é uma data de...

Brasil tem queda na desigualdade em educação, emprego

O Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades lançou na quinta-feira, em Brasília, o terceiro...

Santa Catarina tem mais de 9,2 mil vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina está com 9.257 vagas de emprego abertas em todas as regiões do...

Seleção feminina enfrenta a Itália em amistoso em Parma no dia 28 de outubro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (26) que a seleção feminina...