O futuro elevado que está em construção na Avenida Atílio Fontana, no bairro Efapi, em Chapecó, receberá o nome de Abrelino Cosmo Parizotto. A lei que oficializa a homenagem foi assinada em setembro, e um ato simbólico foi realizado nesta segunda-feira (22) com a presença do prefeito João Rodrigues e de familiares do homenageado. A obra, avaliada em mais de R$ 9,3 milhões, tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Nova estrutura vai melhorar o trânsito na Efapi

O elevado é aguardado há anos pela população e busca melhorar a fluidez do trânsito no bairro, principalmente na região dos loteamentos Universidade e Colatto. Após a conclusão, o tráfego que segue no sentido Centro-Bairro e precisa virar à esquerda passará pelo elevado, que começará logo após o Parque Dr. Valmor Lunardi e se conectará com a rua Coronel Freitas. O prefeito João Rodrigues destacou que a gestão atual valoriza e homenageia pessoas da comunidade que contribuíram para o desenvolvimento de Chapecó.
Quem foi Abrelino Cosmo Parizotto?
Abrelino Cosmo Parizotto nasceu em 1940 no Rio Grande do Sul e dedicou sua vida à agricultura. Em 1994, ele se mudou para o bairro Efapi, em Chapecó, onde viveu até o fim de seus dias. Descrito como um homem simples, trabalhador e comprometido com o bem-estar de todos, ele foi uma figura ativa na comunidade do loteamento Sereno Soprana. Abrelino participou da igreja e do grupo de idosos, sempre disposto a ajudar quem precisava. Seu legado de amor à família, respeito e serviço à comunidade é a principal razão para a homenagem.