terça-feira, 19 maio, 2026

Inadimplência das famílias em SC atinge recorde histórico

Compartilhe essa notícia:

A inadimplência das famílias catarinenses atingiu, em agosto, o maior índice desde o início da série histórica da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), em 2010. Segundo levantamento da Fecomércio SC em parceria com a CNC, 31,5% dos núcleos familiares estavam com contas em atraso no estado.

SC acima da média nacional

O resultado coloca Santa Catarina, tradicionalmente entre os estados com menor inadimplência do país, acima da média nacional (30,4%) pela primeira vez desde março de 2020. No Brasil, o índice também é recorde.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o cenário reflete diretamente a política monetária.

“O resultado é reflexo dos juros altos praticados atualmente no país. A Selic está em 15%, o maior patamar em quase 20 anos. Somado a isso, enfrentamos uma inflação acina da meta estabelecida pelo Banco Central”, destacou.

Famílias de baixa renda são as mais impactadas

O estudo revela que a situação é ainda mais grave para famílias com renda de até dez salários mínimos, onde a inadimplência alcança 38,8%. Outro dado preocupante é que 9,1% das famílias declararam não ter condições de pagar dívidas futuras, acima da média histórica de 8,6%.

Endividamento e perfil das dívidas

Apesar do avanço da inadimplência, o indicador de endividamento – que inclui compras parceladas e financiamentos – caiu levemente, de 71,8% para 71,5%. Mesmo assim, continua abaixo da média nacional (78,8%).

Segundo a economista Edilene Cavalcanti, “o endividamento, por si só, não é algo necessariamente ruim. Quem financia um imóvel, por exemplo, está endividado, mas adquirindo um patrimônio. O problema é quando as contas não são pagas — o que configura inadimplência”.

O cartão de crédito segue como o principal tipo de dívida, concentrando 82,8% dos casos, cinco pontos percentuais a mais que no mês anterior.

LEIA TAMBÉM  STF determina atualização anual do mínimo existencial para evitar superendividamento

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Colégio Unochapecó cresce 387% em um ano

O cenário da educação básica no Grande Oeste Catarinense tem um novo e expressivo...

Professora catarinense é premiada na Itália

A professora catarinense premiada na Itália, Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, recebeu reconhecimento internacional durante...

SC Rural 2 pretende melhorar renda de 48 mil famílias de agricultores

O Governo do Estado de Santa Catarima lançou nesta terça-feira, 12, em Canoinhas, o...

Mega-Sena sorteia R$ 52 milhões hoje

Resumo: O concurso 3.007 da Mega-Sena será sorteado nesta terça-feira (12), a partir das...