segunda-feira, 15 dezembro, 2025

STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados na ação da trama golpista

Compartilhe essa notícia:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados na ação penal relacionada à trama golpista. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o placar parcial está em 3 a 1 a favor da condenação. O último voto será proferido pelo ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado.

Votos anteriores e posicionamentos

Nas sessões anteriores, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Já Luiz Fux absolveu Bolsonaro e cinco aliados, condenando apenas Mauro Cid e o general Braga Netto pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.

Possíveis penas

O tempo de pena ainda não foi definido e será estabelecido ao final da dosimetria, após todos os votos. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 30 anos de prisão em regime fechado.

Manifestação de Cármen Lúcia

Em seu voto, a ministra ressaltou que o julgamento remete a rupturas institucionais no passado do Brasil. “O que há de inédito nesta ação penal é que nela pulsa o Brasil que me dói”, afirmou. Ela destacou ainda que Bolsonaro e outros réus não podem questionar a legitimidade da Lei 14.197/21, que define crimes contra a democracia e foi sancionada pelo próprio ex-presidente e por outros acusados.

Cármen Lúcia considerou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 como resultado de um “conjunto de acontecimentos” que atentaram contra a democracia e afirmou que há “prova cabal” da participação de Bolsonaro e dos demais acusados em um “plano sistemático de ataque às instituições democráticas”.

Resumo dos votos

  • Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia: condenação de todos os réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
  • Luiz Fux: absolvição de Bolsonaro, Ramagem, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres e Almir Garnier de todos os crimes; condenação apenas de Mauro Cid e Braga Netto pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.
LEIA TAMBÉM  SC lança campanha para manter parte do IR no estado com repasse de R$ 105 milhões

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Segurança apreende revólver de jovem de 18 anos em estabelecimento na Efapi

Um homem de 18 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (12) após seguranças...

Estudo: política é evitada em grupos de WhatsApp por medo de agressividade

Compartilhar notícias políticas em grupos de família, amigos e trabalho no WhatsApp está cada...

STF retoma julgamento do marco temporal indígena no plenário virtual

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na próxima segunda-feira (15) o julgamento de um...

Colisão entre dois carros deixa dois feridos no bairro Universitário em Chapecó

Uma colisão entre dois automóveis na Rua Araguaia, bairro Universitário, deixou duas pessoas feridas...