Por: Mayara Leite – Redatora Seo On
Notícias de Chapecó – A Prefeitura de Chapecó, por meio da Escola de Artes e Secretaria de Cultura, abriu nesta quarta-feira (3) o 15º Dança Chapecó – Festival Sul-Brasileiro de Dança. O evento, que segue até sábado (6), sempre às 19h, acontece no Centro de Eventos e tem como objetivo valorizar e estimular a dança, promovendo intercâmbio com profissionais dos estados do Sul do país.
O festival é uma oportunidade para bailarinos amadores e profissionais apresentarem suas coreografias, trocarem experiências e se conectarem com o público. A programação inclui diversas categorias de dança, contemplando estilos como ballet clássico, danças urbanas, dança contemporânea, danças populares e jazz.
Categorias e premiação
As apresentações estão divididas em categorias, incluindo:
- Ballet clássico: livre, infantil e conjunto;
- Danças urbanas: infantil, júnior, juvenil, duo e conjunto;
- Dança contemporânea: infantil e grupo;
- Danças populares: avançado, solo e grupo;
- Jazz: júnior e grupo, avançado e conjunto.
Ao todo, o festival distribuirá R$ 60 mil em prêmios, divididos em 12 categorias, reconhecendo tanto o desempenho individual quanto o coletivo.
Veja também: CRAS São Pedro fortalece vínculos e promove bem-estar com atividades para adultos e idosos
Propósito cultural do festival
O secretário de Cultura de Chapecó, Fellipe de Quadros, ressaltou que o festival tem o objetivo de mostrar o panorama da dança no Sul do Brasil, promover intercâmbio cultural e integração entre participantes. “São coreografias inscritas e previamente selecionadas, que receberão premiação individual e de grupos, contemplando várias expressões de dança”, afirmou.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou a importância de receber talentos dos três estados da região. “Chapecó se destaca em muitas áreas, e na cultura não é diferente. Temos profissionais excelentes e estruturas para eventos. Em Chapecó tem cultura sim”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Chapecó