sábado, 18 outubro, 2025

Chapecó passa a fornecer medicamentos à base de cannabis pelo SUS

Compartilhe essa notícia:

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou o Projeto de Lei nº 8.352/2025, de autoria do vereador Paulinho da Silva, que institui a Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos e Produtos à Base de Cannabis para fins medicinais. O projeto já foi sancionado pelo Prefeito Municipal, João Rodrigues, marcando um passo importante para garantir acesso a tratamentos essenciais a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O que diz a lei?

A legislação prevê que a Prefeitura de Chapecó forneça gratuitamente medicamentos e produtos derivados da Cannabis sativa para uso medicinal, por meio das unidades de saúde do SUS ou conveniadas. O paciente deverá apresentar prescrição médica e acompanhamento profissional, seguindo as normas da ANVISA, que autoriza o uso desses produtos no Brasil.

Quem pode ser beneficiado?

A lei atende pessoas com doenças ou condições de saúde que apresentam melhora com o uso de produtos à base de cannabis, como:

  • Epilepsias de difícil controle (refratárias)
  • Autismo
  • Dor crônica
  • Fibromialgia
  • Esclerose múltipla
  • Mal de Parkinson
  • Ansiedade severa
  • Outras condições com respaldo científico

Esses tratamentos costumam ter alto custo, tornando a lei um alívio para famílias que não poderiam arcar com os medicamentos.

Como vai funcionar?

Na quinta-feira, 28, o vereador Paulinho da Silva se reuniu com o Secretário de Saúde de Chapecó, Dr. João Lenz, para tratar da implementação da lei. O secretário informou que a legislação será encaminhada para a Comissão Permanente de Análise, formada por equipes médicas, de enfermagem, farmacêuticas, psicológicas e servidores estatutários, que organizarão o fluxograma do programa.

A Prefeitura poderá regulamentar detalhes da lei por meio de decreto da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela execução do programa. Além disso, os medicamentos fornecidos serão legalizados e autorizados pela ANVISA, garantindo segurança e qualidade.

LEIA TAMBÉM  Operação 'Hora do Show' cumpre mandados em Chapecó por suspeita de fraude em licitação

Importância da lei

A nova lei garante direito à saúde e dignidade, beneficiando famílias que atualmente recorrem à Justiça para obter acesso a tratamentos. Com a política municipal, o processo se tornará mais rápido, organizado e menos burocrático.

O projeto segue exemplos de outros municípios e estados, como Criciúma, que já possuem leis semelhantes. A nível estadual e nacional, o debate sobre o uso medicinal da cannabis também avança.

“Nosso objetivo é dar mais dignidade, saúde e esperança para quem mais precisa. Muitas famílias vivem um drama diário e agora terão apoio do poder público para buscar uma qualidade de vida melhor”, afirmou o vereador Paulinho da Silva, autor do projeto.

Esta iniciativa representa um avanço concreto na saúde pública de Chapecó, fundamentada na ciência, respeito e empatia pelas famílias. A lei pode ser consultada na íntegra clicando aqui.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Civil de SP prende seis pessoas em operação contra falsificação de bebidas

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na manhã desta terça-feira (14) seis pessoas...

Assinada licitação para construção de escola e CEIM no bairro Vederti

Estrutura é aguardada há anos pela comunidade local localizado na Grande Efapi

Mulher fica ferida em acidente de motocicleta em Chapecó

Uma mulher ficou ferida após um acidente de motocicleta em Chapecó na madrugada desta...

Parceria entre Município e Caixa construirá casas populares em Chapecó

Programa Morar Bem deve beneficiar famílias de baixa renda