Em Sessão Solene, Legislativo Municipal prestou tributo a personalidades que marcaram a história e progresso de Chapecó
“Receber essa homenagem é motivo de grande orgulho e reflexão. Orgulho por sermos lembrados como parte da construção desta terra pujante e acolhedora. E reflexão sobre o esforço, a coragem, o trabalho e o amor que dedicamos em nossa trajetória”.
As palavras emocionadas de João Batista Lajus, que falou em nome dos 21 homenageados, resumiram o sentimento que marcou a Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Chapecó na noite desta quinta-feira (07).
O evento, realizado no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, integrou as comemorações oficiais pelos 108 anos de emancipação político-administrativa de Chapecó e foi dedicado a reconhecer cidadãos que, de diferentes formas, contribuíram para o desenvolvimento da cidade.
Os homenageados receberam a Medalha de Honra ao Mérito “O Desbravador” — uma das mais altas distinções concedidas pelo Poder Legislativo Municipal.
Criada pela Resolução nº 01/2006 e atualizada pela Resolução nº 04/2025, a honraria é destinada a pessoas que se destacam pelo compromisso com o progresso local. Cada vereador indicou um nome, garantindo que a diversidade de trajetórias e áreas de atuação estivesse representada.
Falando em nome do Parlamento, o vereador Dalvino Ferrari (PSD) destacou o papel da Câmara na construção de uma Chapecó ainda mais desenvolvida.
“Aprovamos leis, projetos e o orçamento anual para que as obras e demandas aconteçam com visão ampla, trabalho, dedicação e diálogo. Obrigado por tudo o que vocês fizeram e ainda fazem pela nossa linda Chapecó.”
O presidente da Câmara, vereador Claimar de Conto (Progressistas), lembrou que a história de Chapecó foi construída por muitas mãos:
“Vocês representam todos os chapecoenses, que lá do início até os 108 anos da cidade contribuíram, trabalharam, acreditaram e fizeram parte dessa história de sucesso.”
A noite foi marcada por aplausos, emoção e histórias inspiradoras, que reforçam o espírito coletivo de uma cidade nascida do sonho de desbravadores e que hoje se destaca como polo de oportunidades, onde tradição e inovação caminham juntas.
Homenageados 2025 – Medalha de Honra ao Mérito “O Desbravador”
Relação Vereador – Homenageado:
- Adão Teodoro (PSD) – Emerson José Casarotto
- Aderbal Pedroso (PSD) – José Antônio Santin
- André Kovaleski (PL) – Jefferson Roberto Garcez da Luz
- Cesar Valduga (PCdoB) – Erivelton Konfidera
- Claimar de Conto (Progressistas) – Amélia Vivian
- Clair André Pagnussat (Republicanos) – Henri Paulo Sperandio
- Claudir Sanzovo Sica (Progressistas) – Carlos Francis Konishi
- Cleber Fossá (MDB) – Marcos Antonio Moschetta
- Cleiton Cesar Agnoletto (Progressistas) – Ivone Terezinha Gallon Tormem
- Dalvino Ferrari (PSD) – Adriano Donde
- Deise Schilke (PT) – Cleuzir da Luz
- Ediane Folle (PSD) – João Batista Lajus
- Elisiani Sanches (PSD) – Gilson Vivian
- Fernando Cordeiro (PL) – Caroline de Toni
- João Marques Rosa (União Brasil) – Vitorio Pecini
- Marcilei Vignatti (União Brasil) – Altair Francisco Battiston
- Neuri Mantelli (PSD) – Jeferson Carlos da Silva
- Nivaldo Augusto Rosa (PSD) – Pedro Rosa
- Paulinho da Silva (PCdoB) – Antônio Osvaldo Conci
- Valdemir Stobe Tigrão (PSD) – Nestor Grando Filho
- Wilson Cidrão (Republicanos) – Euclides Antonio Badin



