Mistura de cores vira ferramenta para alfabetização e descobertas sensoriais
No CEIM Adelina Dall’Igna Carlesso, localizado no Loteamento Alice II, no bairro Efapi, as crianças da pré-escola estão vivenciando uma experiência repleta de descobertas por meio de um projeto que envolve a mistura de cores.
A iniciativa nasceu da curiosidade dos pequenos, que passaram a observar os diferentes tons em flores e outros elementos do cotidiano.
Exploração sensorial com mesa de luz e luz negra
Percebendo esse interesse, a professora Jessica Fernanda Chaves propôs uma série de atividades investigativas e criativas, promovendo o desenvolvimento estético, cognitivo, emocional e sensorial das crianças.
As vivências incluíram:
- Contação de histórias
- Observações nos espaços da escola
- Experiências com mesa de luz e luz negra
Com a mesa de luz, os estudantes combinaram materiais translúcidos e exploraram cores de forma visual e interativa. Já a luz negra, usada com canetas marca-texto neon, revelou novas maneiras de enxergar o ambiente, despertando encantamento.
Laboratório das cores e criação com elementos naturais
O ponto alto do projeto foi a criação de um laboratório das cores, equipado com vidros, conta-gotas, seringas, tintas naturais, jarras com água colorida e utensílios de medição.
As crianças puderam misturar substâncias, criar novas tonalidades e exercitar a imaginação. As atividades envolveram também o uso de receitas, tentativas de escrita e representações por meio do desenho.
“A gente usou erva, açafrão, terra e colorau para fazer as cores e para eles terem noção que podem criar as próprias cores com os elementos da natureza”, explicou a professora Jessica.
“Esse processo contribui para a alfabetização e para que eles tenham noção sobre as cores no meio ambiente.”
Educação infantil como base para o desenvolvimento integral
O projeto também fortalece o desenvolvimento de habilidades motoras, conceitos matemáticos aplicados à medição e o contato com a linguagem escrita.
Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, a proposta reforça o papel essencial da Educação Infantil:
“É nesse espaço que elas exploram, criam, experimentam, se expressam e constroem conhecimentos de forma significativa.
São iniciativas assim que reafirmam o compromisso da nossa rede com uma educação pública de excelência”, afirmou.









