Lei reconhece fibromialgia como deficiência em todo o Brasil

Compartilhe essa notícia:

A partir de janeiro de 2026, pessoas com fibromialgia passarão a ser reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) em todo o Brasil. A Lei 15.176, de 2025, que estabelece a medida, foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União, após sanção sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando a lei entra em vigor

A norma foi aprovada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho e passará a valer em 180 dias, ou seja, a partir de janeiro do próximo ano.

O que é fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores nos músculos e articulações, além de sintomas como tontura, fadiga, ansiedade e depressão. Sua origem não é totalmente conhecida, mas está relacionada à sensibilização central, uma disfunção em que os neurônios ligados à dor tornam-se excessivamente excitáveis.

>>>Veja mais notícias de Chapecó<<<

Direitos garantidos

Com a nova lei, pessoas com fibromialgia terão acesso aos mesmos direitos previstos para PcDs, como:

  • Cotas em concursos públicos
  • Isenção de IPI na compra de veículos

Para garantir os benefícios, uma equipe de saúde formada por médicos e psicólogos deverá atestar a limitação do paciente para participação em atividades em igualdade com outras pessoas.

Atendimento pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece tratamento para pessoas com fibromialgia. No Distrito Federal, por exemplo, a condição já era considerada deficiência antes mesmo da lei federal. Agora, a regra passa a valer para todo o país.

LEIA TAMBÉM  Estudo aponta reprogramação da microglia contra Alzheimer

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Acidente com ônibus deixa 23 feridos no Oeste

Colisão traseira envolveu ônibus de trabalhadores e dois caminhões estacionados na Rua Maranhão. Bombeiros...

Caminhão pega fogo na BR-282 em Cordilheira Alta; bombeiros controlam incêndio

Ocorrência foi atendida pelo Trem de Socorro de Xaxim por volta das 23h. Chamas...

Motorista capota veículo na SC-154 em Itá após tentar desviar de animal na pista

Jovem de 23 anos perdeu o controle do Corsa, colidiu contra barranco e capotou...

Chapecó realiza Dia D da multivacinação neste sábado com dez unidades de saúde abertas

Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação das...