A comunidade escolar da Fazenda Zandavalli, em Guatambu, viveu uma noite histórica na última sexta-feira, 27, com a oficialização da Coopervalli, a primeira cooperativa mirim de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil.
Alunos, professores, gestão da escola e famíliares estiveram reunidos para a assembleia de fundação, eleição da diretoria e aprovação do estatuto social. O projeto nasceu em aulas práticas, e ganhou força com o apoio da direção, professores e do Sicoob Maxicrédito, que fornece assessoria para a formalização e viabilização da iniciativa. Além de aprendizado em gestão cooperativista, a Coopervalli já tem seu primeiro produto: o tijolo ecológico. O Sicoob Maxicrédito é apoiador da iniciativa.
Para a presidente da cooperativa mirim, Isabelly Schmidt de Mello, o momento representa crescimento para todos.
“Eu fico muito feliz, [com a fundação da cooperativa], porque eu acho que é um momento de muito desenvolvimento pessoal, tanto para mim, quanto para a nossa escola, então, eu acho que é uma coisa muito legal e que vai fazer muito bem para nós todos”, disse. A aluna destacou que a cooperativa vai produzir outros tijolos ecológicos e, depois, partirá para a produção das hortaliças na horta escolar.
“Atualmente, a gente tem 28 alunos, mas futuramente vamos adicionar mais, vamos fazer os chamados. O cooperativismo me ensinou até então que a gente precisa de alguém para nos apoiar para alcançar nossos objetivos”, finalizou.
Para a gerente de sustentabilidade do Sicoob, Kari Spada, a iniciativa reforça o protagonismo estudantil, aliando teoria e prática de forma sustentável.
“A Cooperativa Mirim é a primeira do Sicoob Maxicrédito e também a primeira cooperativa mirim das escolas estaduais de Santa Catarina, e isso é um orgulho imenso. A cooperativa mirim é um programa que preza pelo desenvolvimento dos alunos, despertar do seu protagonismo o empreendedorismo e o cooperativismo acima de tudo”.
A gerente afirma que o Sicoob tem certeza que o trabalho que está sendo feito com os alunos vai perpetuar porque eles entendem o compromisso que eles tem neste momento com a cooperativa.
Assista em vídeo: