quinta-feira, 3 julho, 2025

Projeto que atualiza política de busca por desaparecidos é aprovado

Compartilhe essa notícia:

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta semana o Projeto de Lei 306/25, que atualiza a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Relatado pela deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), o projeto representa um avanço no tratamento jurídico e operacional de casos de desaparecimento no país.

O PL de autoria da deputada Laura Carneiro altera a Lei nº 13.812/19 para incluir três classificações distintas: desaparecimento voluntário, involuntário e forçado. A proposta garante tratamento diferenciado conforme a natureza do desaparecimento, promovendo ações mais eficazes por parte das autoridades responsáveis.

“A aprovação desse projeto é uma resposta concreta do Parlamento ao sofrimento de milhares de famílias. Cada caso exige uma abordagem específica e humanizada. Não se pode tratar de forma igual a mulher que foge de violência, uma criança perdida ou uma vítima de sequestro. Esse projeto corrige essa distorção com responsabilidade e respeito aos direitos humanos”, destacou Carol.

O parecer da relatora foi aprovado com amplo apoio na comissão. Carol ressaltou que a ausência de tipificações legais claras vinha dificultando investigações e decisões judiciais, além de gerar insegurança jurídica. O novo texto fornece base legal para atuação mais assertiva de órgãos como polícias, conselhos tutelares, defensorias e Ministério Público.

“A proposta fortalece a atuação dos órgãos competentes, sem abrir mão da dignidade e da liberdade dos indivíduos. É um equilíbrio necessário entre proteção e respeito à autonomia”, afirmou.

Em 2023, o Brasil registrou cerca de 77 mil desaparecimentos, uma média de 211 casos por dia. Em 2024, foram cerca de 66 mil notificações, sendo 20 mil referentes a crianças e adolescentes. Já no primeiro trimestre de 2025, quase 13 mil desaparecimentos foram registrados.

LEIA TAMBÉM  Colgate retira pasta de dente do mercado após casos de reações adversas

Com a aprovação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o projeto segue agora para análise nas demais comissões da Câmara dos Deputados.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em Chapecó

Um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas na manhã desta terça-feira (1º), em...

Chapecó receberá R$ 460 mil após acordo por descumprimento de doação de terreno público

A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó firmou um termo de ajustamento...

PF prende homem em Florianópolis por venda de material de abuso sexual infantil na internet

Suspeito usava dados de terceiros e técnicas para mascarar IP; ele já havia respondido...

Motociclista fica ferido em colisão frontal no bairro Belvedere, em Chapecó

Um motociclista ficou ferido após uma colisão frontal envolvendo um carro no início da...
error: Este conteúdo é protegido !!