Neste sábado (17), a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A ação acontece das 7h30 às 11h30 e contará com a participação de 50 Agentes de Combate a Endemias e 40 estudantes universitários. Ao todo, serão visitados 1.145 imóveis, com foco na orientação da população, tratamento e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
Segundo Karina Giachini, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, esse trabalho é fundamental para reduzir os focos do Aedes. O secretário de Saúde, João Lenz, ressaltou que o município tem intensificado as ações de enfrentamento ao mosquito, com mutirões em todos os bairros, uso de drones, pulverizadores, larvicidas, capacitações e mobilização comunitária.
Além disso, o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, informou que mais de 11 mil pessoas, entre 10 e 16 anos, já foram vacinadas contra a Dengue em Chapecó.
Fique atento aos sintomas da Dengue:
- Febre alta (entre 39°C e 40°C)
- Dor de cabeça
- Fraqueza
- Dores no corpo e nas articulações
- Dor atrás dos olhos
- Manchas na pele (em cerca de 50% dos casos)
- Perda de apetite
- Náuseas e vômitos
Dicas para prevenir o mosquito:
- Armazene e descarte o lixo corretamente, mantendo-o em recipientes fechados e disponibilizando-o para a coleta regular.
- Nunca jogue lixo ou objetos que acumulem água em quintais, ruas, terrenos baldios ou no quintal do vizinho.
- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada, e verifique se as calhas estão desobstruídas.
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, lave-os com escova pelo menos três vezes por semana.
- Ao trocar pneus, deixe os usados na borracharia para que recebam a destinação correta.