terça-feira, 1 julho, 2025

Sábado será dia D de vacinação contra a gripe. Toda a população pode vacinar-se

Compartilhe essa notícia:

No próximo sábado, 10, será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. A ação é uma parceria do Estado com os municípios, ampliando a partir dessa data  a imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina.

“Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultrapassando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Além da vacina contra a gripe (influenza), em grande parte dos municípios, a população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A SES reforça a importância de levar a carteira de vacinação para conferência e registro das doses. Verifique com o seu município os locais e horários que a vacina estará sendo aplicada.

A vacinação anual é a maneira mais eficaz de se proteger contra as complicações da gripe, especialmente entre crianças, idosos e demais grupos prioritários. A campanha iniciou para essa população, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.

A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. 

LEIA TAMBÉM  Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe. Em 2025, Santa Catarina já registrou 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1); e 18 mortes.

Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano, após a campanha.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia prende homem após atirar na ex e na sogra em tentativa de feminicídio

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta quinta-feira (26), um homem de 53 anos...

Chapecó receberá R$ 460 mil após acordo por descumprimento de doação de terreno público

A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó firmou um termo de ajustamento...

PSOL pede para STF suspender decisão que derrubou decreto do IOF 

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou nesta sexta-feira (27) com uma ação direta...

Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial...
error: Este conteúdo é protegido !!