sexta-feira, 5 setembro, 2025

Energia elétrica ficará mais cara

Compartilhe essa notícia:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25) implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel. 

Bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

LEIA TAMBÉM  Cooperativismo conquista acesso direto ao FNDCT com nova lei

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Militar Ambiental apreende material de pesca predatória nos rios Uruguai e Chapecó

A Polícia Militar Ambiental de Chapecó realizou uma operação de fiscalização que resultou na...

Dal Pozzo projeta duelo decisivo contra o Vila Nova

A Chapecoense entra em campo nesta segunda-feira (1º), às 19h, na Arena Condá, em...

Receita Federal encerra restituições do IR 2025 sem quinto lote previsto

Ao contrário do que estava programado inicialmente, não haverá pagamento de um quinto lote...

Grave acidente entre moto e Saveiro mobiliza polícia em Chapecó

Um grave acidente em Chapecó mobilizou a Polícia Militar na noite deste domingo (31)....