segunda-feira, 7 abril, 2025

Bombeiros de SC enfrentam incêndio com etanol por 12 horas e evitam tragédia na BR-101

Compartilhe essa notícia:

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou de forma decisiva neste domingo, 6, em uma complexa ocorrência envolvendo produto perigoso no quilômetro 233 da BR-101, na região do Morro dos Cavalos, sentido Norte-Sul. A ocorrência, que mobilizou 36 bombeiros de diversas cidades da região, demandou mais de 12 horas de trabalho ininterrupto. A operação foi concluída por volta das 3h da manhã desta segunda-feira, 7. A pista foi totalmente liberada às 5h07.

O acidente envolveu um caminhão-tanque que transportava álcool etílico — líquido altamente inflamável — e que tombou na pista, provocando um incêndio de grandes proporções. Após o tombamento, o combustível vazou e se espalhou, atingindo veículos que trafegavam no sentido contrário. Ao entrar em ignição, o etanol provocou a queima de 21 automóveis e três carretas.

“Esta operação foi uma das mais complexas enfrentadas pelas equipes do nosso Corpo de Bombeiros. Nosso trabalho inicial foi voltado ao controle do risco e ao combate às chamas. A situação era extremamente perigosa, pois o líquido inflamável escoou por baixo dos veículos parados e, ao pegar fogo, ameaçava causar uma tragédia ainda maior”, explicou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Sousa.

Na chegada ao local, os bombeiros atuaram em duas frentes: contendo as chamas que se espalharam a partir do caminhão-tanque e, na parte mais afastada, realizando a retirada de uma carreta com combustível que estava no congestionamento e poderia ser atingida pelo fogo. Também foi necessária uma ação contínua para o controle das chamas em outros dois caminhões atingidos — um com carga de arroz e outro com itens para fabricação de produtos infantis.

O combate direto ao incêndio levou cerca de quatro horas e meia, sendo seguido pela etapa de transbordo da carga restante — cerca de 22 mil litros de etanol que permaneceram no tanque do caminhão —, o destombamento do veículo e a liberação da pista.
Apesar da gravidade da ocorrência, apenas cinco pessoas ficaram feridas, todas com queimaduras e lesões consideradas leves, segundo as primeiras informações. “A estratégia adotada pelas equipes foi fundamental para evitar uma tragédia com o fogo se propagando para mais veículos e possíveis outras vítimas”, complementa o coronel.

LEIA TAMBÉM  Incêndio destrói residência em Chapecó

A operação contou com o apoio de diversas instituições: Instituto do Meio Ambiente (IMA), Prefeitura de Palhoça, Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito na região ficou comprometido por várias horas, com extensos congestionamentos.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Novo projeto para contratação de professores ACTs avança na Alesc

O PL 267/2022, que trata da contratação e atuação de professores e professoras ACTs...

Dólar sobe para R$ 5,83 após retaliação da China a tarifas de Trump

Em um dia agitado em todo o mercado financeiro global, o dólar teve a maior...

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta...

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reafirmar que o Fundo de Garantia do Tempo...
error: Este conteúdo é protegido !!