terça-feira, 26 agosto, 2025

Unimed celebra a formação da segunda residente em Medicina

Compartilhe essa notícia:

Após dois anos de muito aprendizado, alegrias e superações, no início deste mês, a Dra. Betina Salvador Mombelli conquistou o título de especialista em Medicina de Família e Comunidade. Ela foi a segunda profissional formada pelo Programa de Residência Médica da Unimed Chapecó, que se destaca pela qualidade, excelência e segurança, características que refletem o compromisso da cooperativa com um cuidado único.

“Optei por fazer a residência aqui justamente por ver o potencial que a Unimed Chapecó tem de crescimento, tanto profissional quanto pessoal. A Medicina de Família e Comunidade tem um olhar integral para o paciente, onde não vê só a doença, mas todo o contexto que ele está inserido, e para mim isso é o mais encantador nessa área”, celebra a especialista.

A coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Unimed Chapecó, Dra. Marcela Fontana, explica que, ao longo dos anos de formação, é possível ver o crescimento e amadurecimento de cada profissional. “Além do conhecimento técnico, a dedicação, o amor e o olhar integral para o paciente é fundamental na nossa especialidade. Se não tivermos isso, nosso atendimento cai por terra”.

A Dra. Marcela complementa que o desenvolvimento das residências médicas dentro da Unimed Chapecó nos últimos anos foi possível graças à qualidade do atendimento e os investimentos em tecnologia e equipe profissional. “Tudo isso tornou a nossa cooperativa uma referência em saúde para Chapecó, região e os estados vizinhos. E agora passa a se tornar, também, uma referência em ensino médico por meio das nossas residências”, ressalta.

INVESTIMENTOS

O presidente da cooperativa médica, Dr. Geraldo Antunes Córdova, reforça a importância da Medicina de Família e Comunidade na Atenção Primária à Saúde (APS). “Essa especialidade é muito importante para a Unimed Chapecó, e nós continuaremos o trabalho para fortalecê-la cada vez mais. Nosso esforço é para que o atendimento ao nosso cliente seja cada vez melhor pois, no fim das contas, é isso o que importa para que ele saia com resolutividade e que sejam atendidas todas as suas necessidades”.

LEIA TAMBÉM  Dom Odelir se recupera na UTI

O diretor médico da Unimed Chapecó, Dr. Rodrigo Armani Lino de Souza, relembra que os Programas de Residência Médica foram possíveis a partir de um extenso trabalho, iniciado em 2019, para o cumprimento de todas as exigências do Ministério da Educação (MEC) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). “Agora, a Unimed Chapecó pretende se estabelecer, além de um grande hospital privado do Oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul, também como um grande formador, principalmente de especialistas”, revela.

PARCERIAS

A coordenadora adjunta do curso de Medicina da Unochapecó, Mayra Zancanaro, afirma que o vínculo entre a Universidade e a cooperativa fortalece os residentes e as instituições. “A Unochapecó se sente honrada com essa parceria com a Unimed, e desejamos que ela tenha vida longa. Desejamos muito sucesso para a Dra. Betina em toda a sua trajetória na medicina”.

Para a médica e diretora técnica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Dra. Emanuelle Tormem Faccina, os empenhos realizados nos últimos anos foram responsáveis por tornar Chapecó um polo da saúde. “Quero agradecer à Unimed por estar atuando também com educação continuada. Até pouco tempo atrás, Chapecó era considerada longe de tudo, a gente escutava as pessoas falarem que iam sair daqui para estudar, buscar profissionais e melhorar seus tratamentos. E graças a muitos esforços, tanto da Prefeitura quanto da Unimed, hoje a gente virou esse jogo”, afirma.

NOVOS RESIDENTES

Atualmente, a Unimed Chapecó conta com dois Programas de Residência Médica, um em Medicina de Família e Comunidade e um em Pediatria. A cooperativa médica é a responsável pelo gerenciamento dos programas, manutenção de bolsas, gestão de escalas, autorização e supervisão. Já a Unochapecó adere como parceira, onde contribui na organização pedagógica e com campos de práticas ambulatoriais na Clínica Escola. Há também a parceria com a Prefeitura de Coronel Freitas, que oferece campos de práticas na saúde pública.

LEIA TAMBÉM  Chapecó recebe recital “Piano Appassionato” com Alexandre Dietrich nesta quinta-feira

A Residência em Medicina de Família e Comunidade iniciou em 2022 e atualmente conta com duas residentes no processo formativo. Já o Programa de Pediatria, iniciado em 2023, possui três residentes em processo de formação. Além da formatura da segunda residente, a solenidade também marcou o ingresso dos novos residentes nos dois programas: Paula Carolina Favero Razia, em Medicina de Família e Comunidade, e Sheila Kussler Talgatti, em Pediatria, que iniciaram no dia 1º de março de 2025.

Para informações adicionais sobre os Programas de Residência Médica da Unimed Chapecó, confira as redes sociais e o site: https://www.unimed.coop.br/site/web/chapeco/residencia-médica.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia prende dupla por furto de pneus em loja de Chapecó

Na tarde desta terça-feira (19), a Polícia Militar de Chapecó prendeu dois homens suspeitos...

Guarda Municipal detém homem após furto em comércio no centro de Chapecó

Na madrugada desta quinta-feira (21), por volta das 2h20, a Guarda Municipal de Chapecó...

CBF anuncia amistosos do Brasil contra Japão e Coreia do Sul antes da Copa de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira (26) os dois primeiros amistosos...

Município de Chapecó leiloa área no Distrito Industrial nesta quarta, 20

A Prefeitura de Chapecó realiza nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, um leilão para...