sexta-feira, 9 maio, 2025

Elas transformam o campo

Compartilhe essa notícia:

A participação das mulheres no setor agropecuário cresce de forma expressiva nas mais diversas atividades em todos os setores do agronegócio. Cada vez mais, elas assumem novas funções e quebram paradigmas em atividades historicamente dominadas pelo público masculino.

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os Sindicatos Rurais têm investido na capacitação feminina, reconhecendo a importância do papel das mulheres no desenvolvimento rural. Entre as ações, estão as capacitações que contribuem para a valorização e fortalecimento das produtoras rurais, possibilitando que ocupem espaços na execução das atividades produtivas e na gestão das propriedades.

Um dos exemplos mais recentes foi a realização do curso “Motosserra – operação e manutenção no corte de árvores para mulheres”, promovido pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos.

A capacitação, realizada na propriedade da empresária rural Paloma Laís Pegoraro, teve duração de 24 horas/aula e foi conduzida pelo instrutor José Eduardo Macado. O objetivo foi ensinar as participantes a operar e a manter motosserras em condições seguras e eficientes, possibilitando maior autonomia nas atividades do campo.

AUTONOMIA

A produtora rural, Sonia Margarete da Rosa Giacometi, reside na comunidade de Dom Bosco Dal Pai e decidiu fazer o curso por um motivo muito simples. “Tinha motosserra, mas não sabia operar. Quando precisava, sempre tinha que esperar o marido chegar para fazer o manuseio de situações como cortar uma árvore caída da estrada ou nas cercas, por exemplo. Resumindo, foi um curso muito proveitoso e muito bem operado. Agora, não dependo de ninguém para operar uma motosserra. Já estou no aguardo para fazer o próximo curso de roçadeiras. Sou grata ao professor, que foi muito determinado em nos ajudar”.

LEIA TAMBÉM  Último desejo de Francisco: Papamóvel vira clínica para crianças na guerra de Gaza

A produtora rural, Claudia Maria Scarabotto Cadore, destacou que sempre participa dos cursos do Senar/SC para aperfeiçoar as atividades do dia a dia na propriedade. “O curso de Operação e manutenção de motosserra foi muito bem aproveitável”, frisou. 

Paloma, que além de participante cedeu a propriedade para as aulas, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer o protagonismo feminino no campo e o vínculo familiar. “O curso proporcionou uma oportunidade única para mulheres que nunca haviam manuseado uma motosserra, permitindo que perdessem o medo e aprendessem a utilizá-la corretamente. Com esse conhecimento, as produtoras rurais podem ajudar seus familiares e realizar tarefas essenciais na propriedade, como cortar lenha, podar árvores e construir cercas, tornando-se mais independentes e seguras em seu trabalho diário”.

Além do aprendizado técnico, Paloma destacou a ênfase na segurança operacional, incluindo o uso adequado da ferramenta, manutenção, EPIs e técnicas seguras de corte. “A troca de experiências entre as participantes também foi um diferencial, tornando o aprendizado ainda mais rico”. Para ela, um dos maiores desafios é vencer o medo e mostrar que as mulheres têm competência para atuar em qualquer área dentro da propriedade rural. “O curso ajudou a quebrar essa barreira, fortalecendo a confiança e capacitação das participantes, incentivando mais mulheres e jovens a se envolverem no trabalho no campo”.

FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO FEMININO

A assessora jurídica sindical da Faesc e representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Andreia Barbieri Zanluchi, ressaltou o quanto é gratificante ouvir relatos como esses. O crescente interesse das mulheres por oportunidades de conhecimento e inovação demonstra o fortalecimento do protagonismo feminino no campo. Isso reforça a importância de iniciativas que incentivem a presença e a valorização das mulheres no agro, o que contribui para o desenvolvimento sustentável e para a construção de um setor cada vez mais dinâmico e desenvolvido”.

LEIA TAMBÉM  Dia de clássico pelo futsal do oeste

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que neste ano, uma das principais metas do Sistema Faesc/Senar é expandir ainda mais a promoção de atividades voltadas às mulheres, visando que atuem de maneira segura e inovadora. “A presença feminina nas propriedades rurais tem se intensificado significativamente nos últimos anos, refletindo sua capacidade de adaptação, inovação e compromisso com a sustentabilidade do setor. Como representantes do setor produtivo, temos o dever de apoiar e incentivar essa transformação, oferecendo qualificação e profissionalização tanto para o desempenho de atividades operacionais quanto para a gestão estratégica das propriedades, garantindo que as mulheres estejam cada vez mais preparadas para liderar e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio”.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

Projeto de lei complementar (PLP), aprovado na noite dessa terça-feira (6) pelo plenário da Câmara...

Vitória e três posições acima

Time volta a campo na próxima quinta, fora de casa

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São Pedro, em Chapecó

Um homem de 33 anos foi preso na tarde da terça-feira (6), por tráfico...

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2),...
error: Este conteúdo é protegido !!