sexta-feira, 19 setembro, 2025

Formatura celebra especialização de residentes médicos

Compartilhe essa notícia:

Na noite da última sexta-feira (14), foi realizada no Centro de Estudos do Hospital Regional do Oeste (HRO) a solenidade de formatura da 13ª turma de Residência Médica, fruto do termo tripartite entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Além disso, também foi celebrada a conclusão da 6ª turma de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da ALVF, em parceria com a Unochapecó, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a UFFS

A cerimônia marcou a transição de novos especialistas para o mercado de trabalho, consolidando a formação de profissionais altamente qualificados. Os programas de residência oferecidos pelo HRO, em parceria com as universidades, têm um papel fundamental na capacitação, garantindo um atendimento de excelência à população do Oeste Catarinense.

Na ocasião, 19 médicos se formaram, se tornando especialistas em  Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Terapia Intensiva.

Nas residências Multi e Uniprofissionais, foram 11 formados nas áreas de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Farmácia e Enfermagem em Urgência e Emergência.

Compromisso com a formação

A Residência Multiprofissional do HRO é um programa inovador, voltado para profissionais de diversas áreas da saúde, promovendo uma formação interdisciplinar. Com duração de 24 meses, os residentes passam 80% do tempo em atividades práticas e 20% em atividades teóricas, permitindo uma imersão profunda em suas respectivas áreas. 

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, caracterizada por treinamento em serviço. Este período de formação visa proporcionar ao médico residente uma experiência prática e teórica aprofundada em uma área específica da medicina, permitindo-lhe adquirir competências essenciais para o exercício pleno da especialidade escolhida. 

LEIA TAMBÉM  Ruas serão isoladas para jogo da Chapecoense em Chapecó

O Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) e do Programa de Cirurgia Geral, Dr. João Batista Baroncello HRO, reforça a grandiosidade do HRO como um dos diferenciais para os residentes, já que o hospital é referência em alta complexidade em diversas áreas e atende uma região com mais de 1,5 milhão de habitantes. “A diversidade de casos atendidos, desde oncologia e politraumatizados até cirurgias eletivas e pediatria, proporciona uma formação abrangente e de qualidade aos residentes”, destaca.

Os programas de residência são mais uma das grandes conquistas da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) para a saúde da região e a formatura reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a educação e a assistência em saúde, celebrando a formação de novos especialistas prontos para atuar e contribuir para a melhoria do atendimento médico e multiprofissional da população de todo o Oeste Catarinense.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Adolescente desaparecido na Efapi é encontrado morto em barragem de Chapecó

O corpo do adolescente Guilherme Arthur Soares Miranda, de 14 anos, foi encontrado na...

Associado Sicredi de Chapecó recebe prêmio seguro de vida no valor de R$ 100 mil

Fazer com que os associados possam aproveitar a vida com tranquilidade está entre os...

Mega-Sena 2.915: prêmio acumulado chega a R$ 27 milhões

As seis dezenas do concurso 2.915 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça-feira (16),...

Câmara aprova PEC da Blindagem que dificulta processos criminais contra parlamentares

Brasília (DF) — A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos de votação nesta...