quinta-feira, 18 setembro, 2025

GAECO promove Mega Operação contra organizações criminosas

Compartilhe essa notícia:

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Departamento de Investigações Criminais de Chapecó, deflagraram, na manhã de hoje (06/02), a 4ª fase da Operação “Sodalitas Finis”.  

VEJA AS FOTOS. 

A operação objetiva o cumprimento 70 mandados de busca e apreensão e 49 mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó, após representação da Polícia Civil e requerimento da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó.  

Essa nova fase da operação é resultado da unificação de investigações conduzidas pela PCSC e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que contou com o compartilhamento de dados e cruzamento de informações por ambas as instituições, resultando no fortalecimento das estratégias investigativas e em novas ações de repressão às atividades ilícitas do grupo criminoso. 

A operação mobiliza 423 agentes de segurança pública, que estão nas ruas e em unidades prisionais cumprindo as ordens judiciais. A equipe formada para o cumprimento das ordens judiciais conta com a participação de Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, de policiais do GAECO de Santa Catarina e do Paraná, de Policiais Civis, Militares e da Polícia Penal de Santa Catarina, de Bombeiros Militares de Santa Catarina, de Guardas Municipais de Chapecó e de Policiais Civis do Paraná e Rio Grande do Sul. 

Além disso, 11 unidades do K9 (cães farejadores: PCSC, PCRS, PCPR, PMSC e GMC), uma aeronave do SAERFRON da Polícia Civil e 146 viaturas estão sendo utilizadas no cumprimento das diligências.  

As diligências estão sendo cumpridas de forma simultânea nos municípios de Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, em Santa Catarina, e em Cascavel, no Estado do Paraná. 

LEIA TAMBÉM  Jjulgamento de Bolsonaro e aliados por trama golpista de 2022 começa amanhã

A ação também conta com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Científica de Santa Catarina. 

Com essa nova ofensiva, o MPSC e a PCSC reforçam o compromisso de combater a criminalidade organizada, garantindo segurança à população e continuidade das investigações para identificar novos envolvidos e desarticulação da estrutura criminosa. 

Mais informações sobre os resultados da operação serão divulgadas ao longo do dia. A investigação tramita em sigilo

Post

Resultados das fases anteriores 

Desde a 1ª fase da operação, deflagrada em 22 de agosto de 2023, foram intensificadas as ações de repressão à organização criminosa. As fases subsequentes ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 (2ª fase) e 10 de abril de 2024 (3ª fase). Até o final da terceira etapa, 123 pessoas já haviam sido presas em razão da operação “Sodalitas Finis”. 

Além das prisões, a ação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em dinheiro, bem como uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack. 

Sodalitas Finis 

O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo” foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros. 

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Associado Sicredi de Chapecó recebe prêmio seguro de vida no valor de R$ 100 mil

Fazer com que os associados possam aproveitar a vida com tranquilidade está entre os...

Inflação tem queda em agosto puxada por alimentos e combustíveis

O Brasil registrou inflação negativa de 0,11% em agosto, de acordo com o Índice...

Governo cria comitê para organizar a Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil

O governo brasileiro instituiu um comitê gestor para coordenar a organização da Copa do...

Polícia Federal fecha mais de 1,1 mil empresas clandestinas de segurança privada no Brasil

Em apenas sete anos, a Polícia Federal (PF) determinou o fechamento de 1.176 empresas...