terça-feira, 1 julho, 2025

Últimos dias para justificar ausência nas eleições 2024

Compartilhe essa notícia:

Os eleitores para quem o voto é obrigatório e que não compareceram às urnas no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, realizado no dia 6 de outubro, têm mais uma semana para justificar à Justiça Eleitoral o motivo da sua ausência. De acordo com a legislação, o prazo para apresentar a justificativa sem implicação de multas encerra no dia 5 de dezembro.

Para isso, o eleitor deve encaminhar a documentação que comprove o motivo da falta. Isso pode ser feito por meio do aplicativo e-Título, disponível para download em dispositivos Android e iOS, ou pelo Sistema Justifica.

Também é possível regularizar a situação entregando a documentação comprobatória junto do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em um cartório eleitoral ou por envio postal.

Eleitores no exterior

O eleitor que possui título em um domicílio eleitoral no Brasil mas que estava no exterior no dia da votação também pode apresentar justificativa após o pleito pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou encaminhando a documentação junto do RJE pós-eleição por serviços de postagem. O prazo para esses eleitores é de 60 dias após a votação ou em até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Consequências

Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita resulta em multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, e quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar o débito.

Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, a pessoa fica impedida de ser investida ou nomeada em funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.

LEIA TAMBÉM  Lula defende aumento do IOF como forma de financiar gastos públicos

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Nível do Rio Guaíba extrapola cota de inundação em Porto Alegre

O nível do Rio Guaíba chegou a 3,01 metros de profundidade próximo ao Cais...

PF prende homem em Florianópolis por venda de material de abuso sexual infantil na internet

Suspeito usava dados de terceiros e técnicas para mascarar IP; ele já havia respondido...

Polícia Civil promove ações educativas para prevenir violência contra crianças e adolescentes

Nesta semana, a Polícia Civil, por meio da equipe da DPCAMI, participou de diversas...

Chuva dará trégua de 14 dias, prevê meteorologia

A semana inicia com temperaturas baixas em Chapecó e possibilidade de garoa nesta segunda-feira...
error: Este conteúdo é protegido !!