segunda-feira, 29 dezembro, 2025

Transferências voluntárias aos municípios avança na Alesc

Compartilhe essa notícia:

Em um marco significativo para Santa Catarina, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o convênio simplificado para as transferências voluntárias. Este avanço é uma etapa essencial para garantir que recursos possam ser destinados aos municípios de forma rápida e dentro dos parâmetros legais.

A expectativa do Executivo é de que, com o apoio Legislativo, os repasses sejam retomados até o fim do mês de novembro, garantindo que os compromissos firmados com os prefeitos sejam honrados e que a população possa ser beneficiada diretamente pelos investimentos.

A PEC encaminhada pelo governador Jorginho Mello propõe um modelo substitutivo à Transferência Especial Voluntária (TEV), suspensa após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Diante desse cenário, o Governo do Estado desenvolveu uma alternativa que segue o artigo 184-A da nova Lei das Licitações, permitindo repasses mais ágeis, com transparência e segurança jurídica.

O secretário da Casa Civil, Marcelo Mendes, ressalta que a aprovação da PEC representará o comprometimento dos deputados estaduais com o desenvolvimento local e a valorização das parcerias municipais.

“A decisão da CCJ demonstra a sensibilidade dos deputados sobre a importância do tema, marcando um passo importante para viabilizar o repasse de recursos aos 295 municípios catarinenses, priorizando a continuidade das obras e investimentos essenciais”, destacou Mendes.

Próximas etapas

A votação da admissibilidade em plenário abre caminho para que a matéria tenha seu mérito analisado. O texto entrará na pauta das comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. 

Se aprovada, possibilitará a criação de convênios simplificados entre o Governo do Estado e os municípios, com um limite de até R$ 5 milhões por convênio.

LEIA TAMBÉM  SC lança campanha para manter parte do IR no estado com repasse de R$ 105 milhões

O convênio simplificado também trará duas novas exigências: um Termo de Convênio assinado entre o governo estadual e o municipal e um parecer jurídico. Essas mudanças visam reforçar a transparência e a segurança jurídica, de modo a atender plenamente os requisitos constitucionais e as diretrizes de controle interno.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Óleo na represa do Lajeado São José

Abastecimento de água em Chapecó deverá ser afetado por conta da redução de captação

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 e 2026, aponta Focus do BC

As expectativas para a inflação oficial no Brasil seguem em trajetória de queda. Nesta...

Chapecó terá rodízio no abastecimento de água

Regiões foram divididas e sistema de abastecimento muda a partir das 18 h desta quarta-feira e não há previsão para normalizar o serviço

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Ministério da Saúde quer vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes