quinta-feira, 14 novembro, 2024

Canais de comunicação do TSE atingem mais de 50 milhões de visualizações em dois meses

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O período eleitoral é um momento de grande fluxo de notícias. Para ampliar o acesso das cidadãs e dos cidadãos às informações confiáveis sobre as Eleições Municipais de 2024, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (Secom/TSE) presta serviço em diversas plataformas, um trabalho que, entre os dias 28 de setembro e 28 de outubro, foi acompanhado de perto por muitas brasileiras e muitos brasileiros.

Juntos, os perfis do Tribunal nas plataformas YouTube, TikTok, Kwai e Instagram somaram mais de 28,3 milhões de visualizações nesse intervalo de tempo. A página de notícias do Portal do Tribunal também registrou mais de 31 milhões de visualizações das notícias publicadas pela equipe de Comunicação. O número representa um aumento de 3.221% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas cerca de 937 mil visualizações.

Espaço para a imprensa
Em 26 de setembro, foi inaugurado o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024: um espaço, no edifício-sede do Tribunal em Brasília (DF), para atender profissionais de imprensa envolvidos na cobertura das eleições municipais. A estrutura de trabalho, montada para receber comunicadores e técnicos, possibilita o acompanhamento de eventos, entrevistas coletivas e pronunciamentos. O espaço permanecerá aberto até o dia 8 de novembro.

No 1º turno, realizado em 6 de outubro, 194 profissionais de 70 veículos de comunicação estiveram no CDE. No 2º turno, que ocorreu no último domingo (27), estiveram 156 profissionais de imprensa ligados a 62 empresas. No total, foram credenciados 528 profissionais de 113 veículos de comunicação.

Notícias do TSE
Entre 28 de setembro e 28 de outubro, a página de notícias do Portal do TSE recebeu mais de 31 milhões de acessos. No período, foram produzidas e publicadas 195 matérias sobre assuntos relacionados à votação. No 1º turno das Eleições 2024, realizado em 6 de outubro, o Portal do TSE somou 17,9 milhões de acessos às notícias publicadas. Na data do 2º turno, 27 de outubro, foram 2,4 milhões de acessos.

YouTube e redes sociais
No mesmo intervalo de tempo, o Instagram do Tribunal (@TSEjus) teve um aumento de 425% nas visitas ao perfil e alcançou aproximadamente cinco milhões de contas. Já o canal do TSE no YouTube (@justicaeleitoral)?chegou a 480 mil inscrições, com um ganho de 18,4 mil novos inscritos de 28 de setembro a 28 de outubro. Além disso, atingiu a marca de 2,7 milhões de visualizações. Já o TikTok (@TSEJus) recebeu 2,4 milhões de visualizações e 83 mil curtidas nos conteúdos postados. O Kwai (@TSEJus) alcançou, com as novas 3.500 pessoas que começaram a acompanhar o canal, um total de 485 mil seguidores. Na plataforma de vídeos curtos, o Tribunal fez 76 publicações no período.

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