Com foco em fortalecer a conscientização nas escolas, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou a 34º turma no curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia aconteceu na manhã da sexta-feira, 1º, no auditório do Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, e capacitou 41 militares.
Desde o início do programa, já foram formados 1.766.073 alunos da rede pública, estadual e privada em toda Santa Catarina. Agora, estes novos instrutores ajudaram a capacitar novos estudantes. Entre os formandos, um é militar da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A capacitação da 34º turma aconteceu entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2023, com carga horária de 93 horas/aula. Ao todo, os policiais se juntarão aos 48 instrutores exclusivos e 200 colaboradores do Proerd, que atuam por todo o Estado
Presidiram a mesa da solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a chefe da Secretaria de Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, e o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires. Participando também do evento demais autoridades militares, civis e familiares dos formandos.
Para a chefe dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, “a partir de hoje nossa instituição se torna ainda melhor com a formatura de 40 novos instrutores do Proerd que atuarão em Santa Catarina e mais uma instrutora que será coordenadora dos Programas Institucionais do programa no Estado de São Paulo”.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “gostaria de parabenizar estes militares pela formação neste curso e que agora integram a linha de frente na missão de promover valores de cidadania e prevenção às drogas entre nossos jovens. Esses policiais estão prontos para multiplicar o conhecimento e atuar diretamente nas escolas, fortalecendo laços com a comunidade e contribuindo para a construção de um futuro mais seguro para todos”.
O Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. Foi implantado em Santa Catarina em 1998.O programa é coordenado pela Polícia Militar.
Policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.
O Proerd tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.