terça-feira, 30 dezembro, 2025

Conta de Energia Elétrica ficará mais cara a partir de hoje

Compartilhe essa notícia:

A conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje, terça-feira (1º), com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) em nota da Aneel, em consequência do risco hidrológico, com reservatórios baixos, e a elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto pelas cores verde, amarelo e vermelho, em patamares 1 e 2. A cor verde patamar 1 significa tarifa sem custo extra.

A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde patamar 1, a mais barata do sistema, prevaleceu por vários meses do ano.

Vote em nossa enquete

Você lembra em quem votou em 2020?

De acordo com a agência, o sistema de bandeiras tarifárias é uma forma de tornar a cobrança complementar mais transparente aos consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele indica os custos da geração de energia no Brasil e possibilita adaptações no consumo para redução no valor da conta de luz.

LEIA TAMBÉM  Mercado reduz previsão de inflação para 4,36% em 2025, dentro da meta

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Corpo em decomposição é encontrado em Chapecó

Vítima é um homem com aproximadamente 40 anos de idade. Polícia investiga o caso

Cerca de 28 milhões de brasileiros com 14 anos ou mais já usaram cannabis na vida (15,8%), o dobro do índice auferido em 2012

Casan retoma captação no Lajeado São José

Sistema ainda não tem prazo para ser normalizado. Companhia assegura qualidade da água

Chapecó tem prefeito em exercício por 30 dias

Claimar de Conto ocupa o cargo durante licença de João Rodrigues e do vice Valmor Scolari