sábado, 9 novembro, 2024

HRO celebra aniversário do SUS

Compartilhe essa notícia:

Maior parte dos atendimentos no Hospital Regional do Oeste são via Sistema Único de Saúde

No dia 19 de setembro, comemorau-se o aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Sua criação ocorreu com a regulamentação da saúde pública brasileira, em 1990. 

O SUS não está presente apenas nos postos de saúde, pronto-atendimentos ou hospitais do Brasil, mas sim em diversos serviços que estão relacionados à saúde da população, desde a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, atenção hospitalar, ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

A importância da presença do sistema na vida diária dos cidadãos pode ser mensurada através dos expressivos números de atendimentos prestados pelo Hospital Regional do Oeste (HRO), administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF).

Para se ter uma ideia, o HRO atende a uma área que abrange mais de 130 municípios e 1,5 milhão de pessoas, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade para todo o Oeste Catarinense. No hospital, o percentual de atendimentos realizados pelo SUS passa dos 92%.

E o que isso representa? De acordo com o Gerente Administrativo do HRO, Dieyson Rodrigues da Silva, atualmente o hospital conta com 306 leitos, sendo 252 leitos pelo SUS. Há disponibilidade de 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e 10 de UTI Neonatal.

Somente em 2023, o HRO realizou 209.661 atendimentos, sendo mais de 43 mil apenas no Pronto Socorro, especializado no atendimento de urgências e emergências. O setor de oncologia, que recebeu mais de 4 mil novos pacientes durante o ano passado, realizou mais de 12 mil quimioterapias. Ainda, durante o ano, o hospital registrou mais de 3.600 nascimentos e foram feitos cerca de 15 mil atendimentos ambulatoriais na Ortopedia e Traumatologia.

Já nos últimos 5 anos, a média de internações foi de 22.000 e foram feitos 109.000 atendimentos ambulatoriais, 672.000 exames laboratoriais, 116.400 exames de imagem, 11.322 cirurgias e foram servidas 780.734 refeições.

Os serviços prestados na Alta Complexidade incluem as especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Oncologia Clínica e Cirúrgica, Radioterapia e Braquiterapia, Gestação de Alto Risco, sendo credenciado como Hospital Amigo da Criança e integrado à Rede Cegonha, que foca na melhoria do atendimento às mulheres e às crianças, disponibilizando atendimento de pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários e vinculação da gestante a uma maternidade de referência para o parto. 

Tendo como valores primordiais a Credibilidade, Transparência, Qualidade, Trabalho em Equipe, Valorização e Inovação, o HRO é um dos maiores representantes do Sistema Único de Saúde na vida da população do Oeste Catarinense.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chuva e sonho adiado na Arena

Em tarde chuvosa, Verdão levou dois do Novorizontino, em casa

Diocese de Chapecó é elevada à Arquidiocese

O Papa Francisco anunciou nesta terça-feira, 5 de novembro, por volta das 12h do...

Austrália propõe proibir redes sociais para menores de 16 anos

O governo australiano vai adotar legislação que proíbe as mídias sociais para criançase adolescentes...

Menor é apreendido enquanto vendia entorpecentes 

Uma guarnição da Polícia Militar, estava em rondas pela rua Igaraçu no bairro São...
error: Este conteúdo é protegido !!