sexta-feira, 7 novembro, 2025

GAECO e GEAC deflagram segunda fase da operação “Arquivo-Morto”

Compartilhe essa notícia:

32 mandados de busca e apreensão e dois mandados de suspensão do exercício da função pública, expedidos pelo Poder Judiciário catarinense, estão em cumprimento pelo GAECO

Na manhã desta terça-feira (11-6), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à investigação conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília, deflagram a segunda fase da operação “Arquivo-Morto”, que visa desarticular suposto esquema criminoso que tem causado prejuízos à administração pública e danos ao erário em município localizado no Vale do Contestado.

Nesta segunda fase da operação, o foco da investigação são possíveis irregularidades em contratos públicos firmados pelo Poder Legislativo de um dos municípios integrantes da Comarca de Santa Cecília, supostamente maculados por fraudes em orçamentos e superfaturamentos, falsificação de documentos, peculato e corrupção, além de possíveis irregularidades no pagamento de diárias, e envolvem um vereador e um servidor comissionado local, além empresários que teriam aderido ao esquema. 

Os 32 mandados de busca e apreensão e os dois mandados de suspensão do exercício da função pública foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Santa Cecília, e a execução das ordens está ocorrendo nos municípios de Timbó Grande, Videira, Caçador, Canoinhas, Irani e Ipumirim, em Santa Catarina, bem como no município de Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul. 

Participam da operação dois Promotores de Justiça e 59 Policiais integrantes do GAECO, e 19  viaturas estão sendo empregadas na operação. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, e a Polícia Rodoviária Federal, também prestam apoio ao cumprimento das ordens judiciais.

LEIA TAMBÉM  STF pode retomar o julgamento sobre descriminalização do aborto

A investigação prossegue em segredo de justiça.

Veja aqui mais fotos da operação.

Arquivo-Morto

O nome da operação deve-se às informações coletadas pela Promotoria de Justiça, no sentido de que, quando os procedimentos licitatórios fraudados foram descobertos por um dos servidores do legislativo municipal, este os escondeu no arquivo-morto para que não fossem mais adulterados ou destruídos pelos investigados.

Relembre a primeira fase da operação

Na primeira etapa, deflagrada em fevereiro de 2024, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em município localizado na região do Vale do Contestado. Saiba mais aqui

GAECO E GEAC 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

O GEAC é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.

Fonte: Comnunicação Social do MPSC

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PF prende quatro por contrabando de sucata de chumbo na fronteira com Argentina

A Polícia Federal, com apoio da PM de Santa Catarina e da Receita Federal,...

Veículo com R$ 265 mil em cigarros contrabandeados é abandonado na SC-283

Um veículo carregado com 25 mil maços de cigarros de origem estrangeira foi abandonado...

Novas regras limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS a partir deste sábado

As novas regras para o saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado (1º),...

Setor leiteiro pede medidas urgentes ao governo para conter crise histórica

As principais entidades do setor leiteiro brasileiro divulgaram um comunicado urgente nesta segunda-feira pedindo...