A prevenção é a palavra-chave quando o assunto é saúde. E a vacinação é uma das ferramentas utilizadas neste caminho. Em Guatambu, 20% da população alvo da Campanha contra a Influenza já foi vacinada. O total estimado é de 774 pessoas.
A campanha tem o objetivo de vacinar o maior número possível de pessoas, especialmente os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, entre eles: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e professores.
A vacinação contra a influenza está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Sede do município e da Fazenda Zandavalli. O município também participou do dia D de Vacinação contra a Influenza, uma ação essencial para proteger a população contra os vírus e suas complicações. Segundo a enfermeira Ozana Somacal, uma das organizadoras da ação, o dia D serve para proporcionar a todas as pessoas que estão elencadas como grupo prioritário, acesso à vacinação. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, relata.
Combate influenza
A vacina é o meio eficaz para reduzir o bloqueio de transmissão viral, contribuindo diretamente para redução de casos de influenza grave, internações e complicações decorrentes da doença.
“A vacina contra influenza é segura e eficaz, salva vidas. Ela é responsável por prevenir milhões de casos graves e óbitos por gripe todos os anos, diminuindo a procura por atendimento em UBS e hospitais e a procura por tratamentos medicamentosos eficazes para tratamento da influenza”, complementa Ozana.
Vacinação segue no município
A secretária de Saúde, Raquel Dallastra reforça que o dia D de vacinação foi um sucesso, com a aplicação de quase 150 doses, e que a campanha de vacinação continua. O prefeito, Luiz Clóvis Dal Piva enfatiza o empenho e esforço da equipe da Secretaria para atingir a meta e o engajamento da população. A campanha vai até dia 31 de maio e está disponível nas unidades de saúde nos horários de atendimento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para os grupos prioritários. Importante lembrar de trazer a carteirinha de vacinação.