terça-feira, 24 dezembro, 2024

Governo testa internet via satélite em ambulância do SAMU

Compartilhe essa notícia:

Um projeto inovador em fase experimental pelo governo de Santa Catarina, propõe o uso de internet via satélite em ambulâncias do SAMU. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada pelo secretário Marcelo Fett e ficará em teste durante 60 dias, no município de Rancho Queimado.

Em uma semana há relatos positivos. O equipamento mantém o veículo conectado via internet 24h com a Central de Atendimento e soluciona um problema recorrente na região: a falta de cobertura em uma área de 20 quilômetros, o que dificultava o trabalho de atendimento e salvamento de vidas.

Esta é uma das ações para promover melhoria e ampliação da conectividade em Santa Catarina. O secretário da pasta, Marcelo Fett diz que “se a tecnologia ajudar a salvar uma vida, já valeu a criação desta Secretaria de estado”.

A novidade permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente em tempo real e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.

“Tecnologia de internet via satélite é fundamental para garantir benefícios. Esta iniciativa representa um avanço significativo no atendimento médico de emergência, pois estamos buscando uma conexão estável e confiável mesmo em regiões remotas onde a conectividade tradicional é limitada. Vamos ampliar a conectividade em Santa Catarina, o que trará impactos positivos na qualidade do atendimento na saúde e em outros setores. Essa é uma das metas do governador”, destaca o secretário estadual.

O objetivo inicial é manter um veículo do SAMU conectado 24h por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois o sinal de internet naõ chega.

LEIA TAMBÉM  Butantan pede registro de vacina contra dengue para Anvisa

“Nosso município tem problema com sinal de internet, não temos telefone fixo em muitas localidades. Este teste acrescentou muito e vai melhorar ainda mais o atendimento desta equipe tão dedicada”, comenta a secretária municipal da saúde de Rancho Queimado, Katy Kayser.

O diretor de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH Móvel), Dionísio Medeiros, acompanhou a instalação na segunda (5/2). “A iniciativa vai otimizar a velocidade da comunicação nas áreas que dificilmente têm acesso à Internet. Com este equipamento será possível informar com mais precisão o estado do paciente para Central de Regulação de Urgência, além de reduzir significativamente o tempo resposta no atendimento, principalmente naqueles momentos em que os segundos fazem a diferença para salvar uma vida”, explica.
Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.
O equipamento, cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias, onde serão testadas a capacidade de comunicação e acesso a recursos online. Depois desse período, equipes técnicas da Secretaria da Saúde e da SCTI irão elaborar parecer sobre os resultados e benefícios obtidos.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chuva provoca queda de árvore entre Xaxim e Xanxerê 

Na tarde desta quinta-feira (19), uma forte chuva atingiu o Oeste Catarinense. Em Chapecó...

Unimed entrega itens arrecadados em Campanha

Promover a sustentabilidade, ajudar o meio ambiente, impactar a economia local e contribuir com...

Área rural de Chapecó terá 17 linhas de transporte coletivo

A Administração Municipal de Chapecó realizou na quarta-feira à noite 18, no auditório da...

Um novo capítulo e Vitória terá um Natal melhor

A solidariedade e a empatia estão transformando a vida da Vitória. A história tem um novo capítulo
error: Este conteúdo é protegido !!