terça-feira, 21 outubro, 2025

“Celular Seguro” bloqueia 20 mil aparelhos após envio de alerta de furto

Compartilhe essa notícia:

Lançado em dezembro do ano passado, sistema permite o bloqueio do aparelho em caso de furto, roubo ou perda

O Programa Celular Seguro já recebeu 20.055 mil alertas de bloqueios de usuários que já instalaram o aplicativo em seus telefones móveis. Lançado em dezembro do ano passado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), o programa possui mais de 1,4 milhão de usuários cadastrados, com mais de 1,1 milhão celulares.

A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários em poucos cliques.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados via site – ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas que já aderiram à iniciativa estão descritas nos termos de uso.

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por meio um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto farão o bloqueio. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa também estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

LEIA TAMBÉM  Chuva de meteoros Orionídeas terá pico de observação no Brasil nesta semana

Desbloqueio

A ferramenta Celular Seguro não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

A plataforma foi desenhada pelo MJSP em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é reduzir a “atratividade” da prática de roubos e furtos e desestimular a receptação de aparelhos roubados.

Fonte: R7

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia Militar atende ocorrência de tentativa de feminicídio no Oeste

Na manhã da terça-feira, 14, por volta das 10h45, a Polícia Militar de Santa...

Assinada licitação para construção de escola e CEIM no bairro Vederti

Estrutura é aguardada há anos pela comunidade local localizado na Grande Efapi

Celesc avança na digitalização e equipa frota com internet via satélite Starlink

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) dá um passo decisivo em sua digitalização...

Clube da Bezerra estreia na feira

Ação incentiva crianças e adolescentes a participarem das atividades leiteiras e da pecuária