terça-feira, 3 março, 2026

SC registra aumento de doações de sangue

Compartilhe essa notícia:

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), da Secretaria de Estado da Saúde, chegou a 160.597 candidatos à doação de sangue 2023, um crescimento de 4,1% em comparação ao ano anterior. Esse incremento foi resultado de campanhas de conscientização que tiveram a adesão da sociedade catarinense.

“Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Estes números expressivos demonstram a preocupação e o amor ao próximo de cada pessoa que disponibiliza um tempo para realizar a doação. Além disso, contribuem efetivamente para a realização das cirurgias eletivas. Meu agradecimento a todos os voluntários”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Desse total de candidatos, 135.166 pessoas efetuaram a doação, sendo que 5.123 foram doações de plaquetas por aférese. Esse procedimento consiste em bombear o sangue do doador para um equipamento o qual irá separar as plaquetas para doação, fazendo com que o sangue retorne ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.

“Com a solidariedade dos catarinenses, que mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, conseguimos atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina”, afirma a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.

Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram o gesto pelo menos duas vezes durante o ano, o que demonstra que os catarinenses compreendem a doação de sangue como um ato de generosidade e cidadania.

Para o presidente da Fahece, Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do Hemosc junto à Secretaria de Estado da Saúde, o crescimento reforça o compromisso com a sociedade catarinense. “Nada substitui o sangue humano. Para que isso seja possível, precisamos garantir qualidade, mas também o compromisso dos catarinenses que são fundamentais neste ato de solidariedade que é a doação”, afirma.

LEIA TAMBÉM  Nova pílula para reduzir risco de AVC isquêmico apresenta eficácia de 26% em estudo internacional

Atualmente, em torno de 2,2% dos catarinenses é doador de sangue, sendo esse mais um número significativo comparado ao restante do Brasil, que contabiliza 1,4% da população.

Para ser um doador, basta agendar um horário no portal do Hemosc. As orientações também estão disponíveis no site.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo para Chapecó: calor e tempo firme marcam fim de fevereiro e início de março

O tempo firme e o predomínio do calor devem marcar o fim de fevereiro...

Aeroporto de Chapecó implanta controle eletrônico de acesso e tarifa para estacionamento

Sob gestão da Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, o Aeroporto de Chapecó iniciou,...

Com sintomas semelhantes, diagnóstico diferencial de arboviroses é essencial para tratamento correto

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas e chuvas em todo...

Receita Federal paga segundo lote de restituição do IR 2026 nesta sexta (27)

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (27) o segundo lote de restituição do Imposto...