A chuva e o granizo da noite passada deixaram um rastro de prejuízo em vários municípios da região Oeste de Santa Catarina.
Segundo dados dos Bombeiros, Xanxerê registrou problemas de destelhamento e queda de árvores. Situação parecida também em São Carlos.
Na comunidade de Alto da Serra, interior de Chapecó, a família Rosanelli e a cantina Baldissera ainda não têm claro o tamanho do prejuízo na produção de uvas. São cerca de 12.500 parreiras que deveriam produzir pelo menos 120 toneladas de uva que seriam comercializadas entre R$ 3 e R$ 5 ao quilo.
“Antes tivemos problemas pelo excesso de chuva que prateou muitos grãos, comprometendo a qualidade da uva branca. Agora, na noite passada, veio as pedras. É difícil calcular, mas pelo que deu para ver até agora, de 30 a 50 toneladas de uva foram perdidas e o que sobrou, talvez tenha que ser usado só para vinho, o que reduz significativamente o valor de comercialização. Mas não ter o que fazer. Erguemos a cabeça e vamos em frente, porque graças a Deus todos estão com saúde”, consola-se Jair Rosanelli.