terça-feira, 30 dezembro, 2025

Oeste de SC é a região mais impactada pela chuva

Compartilhe essa notícia:

O governador Jorginho Mello foi à sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em Florianópolis, neste sábado, 18, para avaliar a situação das chuvas que, mais uma vez, afetam Santa Catarina. De acordo com o relatório emitido pela Defesa Civil, desde o dia 14 de novembro, 62 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

A região Oeste continua sendo a mais impactada. Até o momento, como consequência das fortes chuvas, ocorreram três óbitos, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem em Palmitos, na noite de sexta-feira, 17. Uma pessoa está desaparecida em Praia Grande. Ainda há informações de ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.

“Mal nos recuperamos da chuva de outubro e infelizmente já fomos atingidos por mais fortes chuvas. Estamos em trabalho com todos os órgãos que possam auxiliar a população, reforçando o efetivo nas regiões que foram decretadas Situação de Emergência, para assim auxiliar ao máximo todos os atingidos. A nossa Defesa Civil estará sempre acompanhando a situação de todos os município”, disse o governador.

Decretos de Situação de Emergência

Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

Boletim Meteorológico

Os municípios com maiores volumes acumulados de chuva nas últimas 72h são Agrolândia (339.5 mm), Aurora (333.1 mm), Trombudo Central (320.7 mm) e Ituporanga (316.0 mm). Nessas cidades, nas últimas 72h, choveu mais do que o dobro esperado pela climatologia em novembro. 

LEIA TAMBÉM  Consumidores devem gastar 7,3% a mais nas compras de Natal

Ainda, neste sábado, 18, a SDC emitiu um aviso meteorológico para temporais e outro rajadas de vento. No Litoral Sul, a chuva deve ser mais volumosa comparado às demais regiões, com acumulados entre 40 mm e 70 mm previstos até o final do dia.

Quanto às rajadas de vento, o avanço de uma frente fria provoca ventos fortes pelo estado, com rajadas entre 50 km e 80 km de direção noroeste, virando para sul conforme o sistema avança.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, e precisam ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Abrigos

Energia elétrica em SC

Situação das rodovias catarinenses

:: Acesse aqui o mapa digital da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), com a situação das rodovias estaduais em tempo real.

Texto e fotografias: Secom SC

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Temporais marcam a última semana de 2025 em Santa Catarina, alerta Defesa Civil

A última semana de 2025 começa com instabilidade climática em Santa Catarina, segundo alerta...

Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Ministério da Saúde quer vacinar cerca de 7 milhões de adolescentes

Óleo na represa do Lajeado São José

Abastecimento de água em Chapecó deverá ser afetado por conta da redução de captação

Cerca de 28 milhões de brasileiros com 14 anos ou mais já usaram cannabis na vida (15,8%), o dobro do índice auferido em 2012