Na ocasião, a Unochapecó esteve representada pela coordenadora do curso, professora Sandra Mara Sabedot Bordin. De acordo com o docente, o reconhecimento adquirido simboliza o comprometimento da Universidade com a qualidade do ensino e a formação de profissionais alinhados com o critério da sociedade.
“O selo CFBio é um documento que fornece uma boa avaliação aos cursos a que se destina. São cursos que têm qualidade acadêmica, mas a partir de vários indicadores que a Comissão do Conselho Federal de Biologia analisa. Nestes indicadores entram os objetivos do curso, a matriz curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais, os TCCs, as projeções, a pesquisa, a extensão, a legislação profissional do biólogo, a qualificação docente, tanto da progressão como dos professores. Inclusive, direcionando também para um dos indicadores que é o registro no Conselho Nacional de Biologia”, frisou Sandra.
Qualificação compartilhada
O Fórum Nacional proporcionou uma série de discussões técnicas, pautadas em temas como os desafios e perspectivas sobre o biólogo na área da saúde, biotecnologia e produção e meio ambiente e biodiversidade, além de empreendedorismo, legislação e liderança.
Sandra também destaca que o Fórum foi uma ótima oportunidade para o estabelecimento de parcerias entre as instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento colaborativo da área das Ciências Biológicas no Brasil.
“A interação entre os coordenadores de cursos de Ciências Biológicas de diferentes regiões do Brasil permitiu a construção de uma visão mais abrangente sobre os desafios a serem enfrentados e as oportunidades a serem colhidas por esses cursos em suas diversas realidades”, comentou.
Faça parte
O curso de Ciências Biológicas da Unochapecó está com inscrições abertas para o Vestibular 2024. Com nota máxima no MEC e a maior estrutura universitária da região, o bacharelado e a licenciatura oferecem competências para atuar nas diferentes áreas, meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção , atendendo às demandas tanto do setor público quanto do privado. De acordo com um coordenadora, o contato permanente do ensino com a pesquisa, a extensão e a inovação proporcionam visão ampla e multidisciplinar.
“Muitos egressos atuam como profissionais contratados ou empreendedores. Formamos biólogos bacharéis com conhecimentos específicos nas ciências biológicas, capacitados em novas tecnologias, ao empreendedorismo, trabalhando de forma interdisciplinar e multiprofissional, tendo competências atitudinais como, liderança, autonomia, ética e protagonismo. São eixos norteadores no projeto curricular do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó”, reforça Sandra.